Canadá reinicia agendamentos para a coleta de biometria

Patrick de Souza
09/12/20

Image
Imagem não definida
O Canadá retomou, de forma online, o agendamento para a coleta de biometrias no dia 30 de novembro. Devido à pandemia do COVID-19, o serviço havia sido paralizado, mas retoma agora, pouco tempo depois do Canadá anunciar a vinda de mais de um milhão de imigrantes para o país

Os funcionários do Service Canada já estavam chamando aplicantes para realizar o agendamento da sua coleta desde a metade de setembro. Para aqueles que não haviam sido chamados, agora há a possibilidade do agendamento online no próprio site do governo

O cliente deverá escolher o centro de coleta mais próximo, e aqueles que não realizarem o agendamento de forma prévia não serão atendidos caso se dirijam diretamente ao local. As medidas de prevenção contra o COVID-19, como descritas no site, continuam em vigor.

A coleta da biometria é obrigatória para a emissão de vistos permanentes e temporários, que havia sido suspensa.  Para os aplicantes de residência permanente, aqueles que não entregaram sua biometria nos últimos 10 anos precisam realizar uma nova coleta. Continuam isentos aqueles que já a coletaram nesse período, ou que estejam no Canadá e aplicando para residência temporária.

No Brasil
O site oficial da Visa Facilitation Services Global (VFS) mostra que os centros de solicitação de visto do Canadá (os VACs), ainda estão fechados. O VFS também indica que os únicos serviços sendo realizados atualmente são os de envio e devolução de passaportes via correio nas unidades dos VACs de São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília, além de serviços adicionais de transmissão de documentos.

No entanto, a conta oficial do Governo do Canadá no Brasil anunciou hoje que a partir de 14 de dezembro os VACs de São Paulo e Recibe retomarão serviço de coleta de biometria. Já os VACs de Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro devem reabrir para coleta de biometria no início de 2021, ainda sem data confirmada.

Segundo Willian Brito, consultor de imigração canadense, com base nessas novas notícias de reabertura progressiva dos serviços de coleta de biometria nos VACs do Brasil, provavelmente o IRCC conseguiria concluir as aplicações de vistos temporários e permanentes quais estavam pausadas em aguardo à coleta de biometria. No entanto, vale ressaltar que como o serviço de coleta de biometria ficou suspenso nos VACs do Brasil por diversos meses, o tempo de espera para conseguir coletar tais biometrias provavelmente será bem maior do que no período pré-pandemia.



Image created by freepik - www.freepik.com

Vídeo:


Saiba Mais
Postado por Patrick de Souza
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2021 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·