Vacina contra COVID-19 é aprovada no Canadá

Patrick de Souza
12/12/20

Image
Imagem não definida

O Health Canada aprovou, no dia 9 de dezembro, o uso da vacina Tozinameran (ou BNT162b2), produzida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, de origem norte-americana e alemã, respectivamente. A vacina foi a primeira a ser aprovada como eficiente contra a COVID-19, além de ser segura para utilização no povo canadense. O Canadá é o terceiro país a aprovar o uso da vacina da Pfizer-BioNTech, atrás apenas do Bahrein e do Reino Unido.

A vacinação deve começar na semana que vem, segundo o Major General Dany Fortin, que lidera os planos canadenses de vacinação. Ele espera que as primeiras vacinas sejam enviadas da Bélgica nesta sexta-feira (11), chegando no Canadá por volta da segunda ou terça, em até 14 localizações do país. A primeira leva deverá trazer 249.000 unidades da vacina, podendo imunizar até 124.500 canadenses, já que cada cidadão precisará receber duas doses para garantir eficiência. O acordo da Pfizer com o Canadá prevê um mínimo de 20 milhões de unidades da vacina, indo até um máximo de 76 milhões.


Quem será vacinado


Os primeiros a receber a vacina serão os pertencentes ao grupo de risco, de acordo com o plano de imunização canadense. O grupo de risco envolve aqueles com maiores riscos de infecção e morte pela doença, sendo eles os vulneráveis pela saúde (idosos e pessoas com problemas respiratórios graves) e os vulneráveis por exposição (profissionais da área da saúde). 

Oficiais públicos de saúde deram a nova previsão de passar a aplicar doses da vacina aos canadenses a partir de Abril de 2021, completando todo o calendário de vacinação até o final do ano. De acordo com as estatísticas, o país conta até o momento com 13.239 mortes por COVID-19, mais de 445.000 casos no total e 359.905 recuperados. Alguns destes, no entanto, com sequelas graves.

Em uma nova coletiva, o primeiro ministro canadense Justin Trudeau anunciou que o governo irá arcar com os custos da vacina do coronavírus, incluindo o de utensílios necessários para aplicar a vacina. Ele reforçou que a vacina será gratuita para todos os canadenses, e também anunciou um novo programa “pan-Canadense”, que irá prover auxílio a qualquer sequela que possa vir da vacina. Porém, ele afirmou que estes casos são extremamente raros, e que a vacina é segura e efetiva. 


Marco no combate à pandemia


A Dra. Supriya Sharma, conselheira médica chefe do Health Canada, declarou em uma coletiva de imprensa realizada após a decisão que “a aprovação é um passo crítico em nossa luta contra a COVID-19 e nos nossos esforços para entregar a todos os canadenses o acesso à vacina”. Ela também advertiu que continuarão monitorando a vacina, como fariam com qualquer outro produto.

Sharma afirma que os únicos que não devem receber a vacina são aqueles que já possuem algum histórico de alergia clínica a um dos componentes da vacina. A declaração é importante, dados os dois casos de pacientes com reações negativas à vacina no Reino Unido. Os dois pacientes, que se enquadram neste quadro, já estão se recuperando e passam bem. Vale lembrar que a vacina também é contra-indicada para menores de 16 anos.


Outras vacinas


A vacina da Pfizer-BioNTech foi a primeira candidata a receber aprovação canadense, mas outras vacinas desenvolvidas por diferentes farmacêuticas também estão em testes pelo Health Canada. A Medicago e a Novavax, por exemplo, possuem acordos similares ao da Pfizer, prometendo entregar até 76 milhões de unidades das suas vacinas. 

Outras farmacêuticas incluem a AstraZeneca (com 20 milhões de unidades), Sanofi and GlaxoSmithCline (72 milhões), Johnson & Johnson (38 milhões) e a Moderna (56 milhões). Todas essas outras vacinas podem ser aprovadas e administradas juntamente à da Pfizer, mas não passaram por testes o suficiente até o momento.

Para guardar de forma segura essas vacinas, o governo do Canadá realizou a compra de 126 freezers, incluindo 26 próprios para armazenar vacinas de temperaturas extremamente baixas, como é o caso da vacina da Pfizer-BioNTech, que exige uma temperatura de -70ºC. Até o momento, foi confirmada a entrega de 9 destes freezers.

Médico foto criado por freepik - br.freepik.com

Vídeo:


Saiba Mais
Postado por Patrick de Souza
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2021 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·