Expectativas para estudos no Canadá em 2021

Patrick de Souza
06/01/21

Image
Imagem não definida

O ano novo começa conturbado, já que ainda são enfrentados os problemas que se iniciaram no ano passado. Mesmo com o início da vacinação contra a COVID-19 no Canadá (e em diversos outros países), a disseminação não acabou, e as medidas preventivas ainda devem ser respeitadas. Os estrangeiros que pretendem estudar em solo canadense devem se atentar a estas medidas, visto que o país possui um grande plano de imigração para os próximos anos.


Coleta de Biometria
Os VACs no Brasil iniciaram sua reabertura no fim do ano, funcionando todos de forma limitada e segura desde o dia 21 de dezembro. A coleta da biometria, obrigatória para os estudantes, está sendo realizada em todas as unidades brasileiras do VAC, e deve ser agendada previamente no site. Caso a pessoa teste positivo para a COVID-19 em até 14 dias antes do agendamento, é possível remarcar a consulta para uma nova data a sua escolha via email. 


Tempos de processamento para vistos de estudos

Por conta da pandemia, o processamento para os Study Permits tiveram seu tempo afetado, demorando atualmente de 9 a 10 meses para serem concluídas. O governo do Canadá alega estar priorizando os canadenses que estão tentando voltar para o país, pessoas em situações vulneráveis e pessoas que exercem os serviços essenciais, tornando a situação mais demorada para novos aplicantes ao país.

Porém, segundo Willian Brito, consultor de imigração canadense, o tempo pode eventualmente reduzir nos próximos meses. “Devido à retomada das operações dos VACs no Brasil para coleta de biometria, existe alta probabilidade do tempo de processamento das aplicações de Study Permit começar a reduzir gradativamente, eventualmente chegando a 6 meses ou menos. Entretanto, o IRCC ainda não consegue prover uma estimativa concreta de tempo de processamento nas aplicações devido aos impactos da pandemia”, diz Willian.

Caso o estudante já possua o visto de estudos aprovado, ele poderia ser admitido no Canadá desde que cumprisse os requisitos para a entrada no país. O local de estudo também deve estar incluído na lista de DLIs com um plano de preparação contra a COVID-19. Caso a DLI acabe fechando, o estudante terá 150 dias para encontrar uma nova DLI ou mudar seu status para trabalhador/visitante no Canadá. Caso contrário, ele teria que sair do país.


Matrícula e estudos

A matrícula agora é realizada com maior antecedência, com boa parte das instituições de estudos abrindo o processo mais cedo do que antes, em vista dos outros processos burocráticos enfrentarem dificuldades no país. Além disso, o estudante pode provar sua proficiência em inglês utilizando outras formas, como o Duolingo Test, por tempo limitado. Vale lembrar que a disponibilidade deste e outros testes podem variar de acordo com a instituição.

Os programas de estudos que já estavam em andamento poderão ser concluídos de forma online, e contariam para sua futura elegibilidade no Post-Graduation Work Permit. Até 50% de programas de estudos com mais de 1 ano de duração total poderia ser feito online, com a condição de que os estudos à distância fossem concluídos até abril de 2021. No caso de programas curtos (de 8 até 12 meses), caso tenham iniciado entre maio e setembro de 2020, 100% de sua carga poderia ser feita online.


Chegada no Canadá

O governo do Canadá têm tomado medidas restritivas para as viagens ao país, recomendando fortemente que os cidadãos evitem fazer viagens desnecessárias. E agora, segundo declaração do Ministro do Transporte, o Honorável Marc Garneau, será exigido um teste negativo para a COVID-19 a todos os viajantes com mais de 5 anos de idade que entrarem no país a partir de 07 de janeiro. Os testes devem ser feitos dentro de 72 horas antes do voo, e precisam ser apresentados à companhia aérea nesse tempo.

O uso do aplicativo ArriveCAN ainda é obrigatório, assim como a quarentena de 14 dias após a chegada no país, independente do resultado dos exames. Isso vale para o estudante e sua família, caso esteja o acompanhando. O não cumprimento dessas obrigatoriedades pode resultar em prisão de até seis meses e/ou uma multa de até CAD $750,000.

Vídeo:


Saiba Mais
Postado por Patrick de Souza
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2021 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·