Image

Plano de Saúde Pública no Canadá

Imagem não definida

O sistema de saúde do Canadá está entre os melhores do mundo e o plano de saúde pública (Public Health Insurance) é disponível para residentes elegíveis. No entanto, as regras e condições variam muito de acordo com a província ou território canadense, quais possuem seus próprios sistemas de saúde (Provincial Health Care System). Nesta matéria, abordaremos o plano de saúde da província de British Columbia.


Plano de Saúde de British Columbia

O plano de saúde do Governo de British Columbia é o Medical Services Plan (MSP). O MSP cobre a maioria dos gastos com saúde, como exames médicos e tratamentos. Tem direito à cobertura do MSP:

  • Cidadãos canadenses;
  • Residentes Permanentes do Canadá;
  • Refugiados assistidos pelo governo;
  • Estudantes internacionais com permissão de estudos (Study permit) válida por um período de 24 semanas ou superior mais; e
  • Trabalhadores temporários com autorização de trabalho (Work Permit) também válida por um período de 24 semanas ou superior.

Apesar de ser um serviço público, o MSP não é gratuito. O valor da taxa varia de acordo com o número de pessoas na família, mas atualmente a taxa individual mensal é de $37.50 CAD.

O ideal é realizar o cadastro no MSP assim que chegar em British Columbia, pois após a aplicação, pode levar até três meses para que você tenha acesso ao cartão (BC Services Card). Tendo isso em vista, é recomendável contratar um seguro saúde emergencial para esses primeiros 90 dias após o desembarque.

 

Cadastro no MSP

Para se registrar, será necessário preencher o formulário disponível no website do Medical Services Plan e enviar para o endereço indicado junto com os documentos abaixo descritos.

  • Cópia do passaporte (página da foto e dados pessoais + página do visto canadense); e
  • Cópia do visto de estudo (Study Permit) ou trabalho (Work Permit). 

Quando iniciar a sua cobertura do MSP, será enviado o BC Services Card. Cada cartão tem o nome da pessoa e um número de registro referente ao plano individual.

 

Notas

  • Turistas (Visitor Visa) e visitantes com Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) não se qualificam ao MSP da província de BC.
  • Assine no verso do BC Services Card e mantenha sempre com você, pois ele será solicitado quando for a uma consulta médica, clínica ou hospital.
  • O BC Services Card é solicitado para prescrições e quando registrar o(s) filho(s) na escola.
  • A partir de 1º de janeiro de 2018, o Governo de British Columbia reduzirá as taxas do Medical Services Plan (MSP) em 50% para todos os usuários. (https://goo.gl/e4F6H9)
  • A partir de 1º de janeiro de 2020, o Governo de British Columbia eliminará as taxas do Medical Services Plan (MSP) para todos os usuários. (http://www2.gov.bc.ca/gov/content/health/health-drug-coverage/msp/bc-residents)

Vídeo:


Saiba Mais
Postado por Will e Greg
Oi pessoal! Somos Willian e Gregory e este canal é dedicado ao compartilhamento de experiências e informações. Dentre os temas abordados, destacamos: intercâmbio, passeios, aprendizado de inglês, imigração, além do nosso dia a dia aqui em Vancouver, Canadá.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·