Extensão de visto de trabalho é anunciada pelo IRCC

Patrick de Souza
15/01/21

Image
Imagem não definida

Foi anunciado pelo Governo do Canadá, no dia 8, uma nova política que permite estender o visto de trabalho para ex-estudantes internacionais no Canadá, o Post-Graduation Work Permit (PGWP). A nova medida tem como objetivo apoiar os estudantes internacionais durante a pandemia, segundo o  Honorável Marco E.L. Mendicino, Ministro do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). A medida entrará em vigor a partir do dia 27 de janeiro.

Com essa novas mudanças, estudantes que possuem um PGWP prestes a expirar ou já expirado poderão aplicar para um novo PGWP com duração de 18 meses, estendendo o tempo que os ex-estudantes podem ficar no país, contando também com a autorização para trabalho em tempo integral. O governo tem consistentemente criado novas medidas para encorajar os estudantes a se manterem no Canadá, já que estes trazem grande benefício para a economia do país, e também sofreram impactos negativos na pandemia.


Como me qualifico?

Para poder estender o PGWP, o estudante deverá aplicar no site do IRCC, que será atualizado com as instruções no dia 27 deste mês. O estudante precisa ter um PGWP que irá expirar em até 4 meses da data da aplicação, ou já expirado após 30 de janeiro de 2020. Ele também precisa estar atualmente morando no Canadá e possuir um status imigratório válido. Caso não possua, é preciso estar aplicando ou já ter aplicado para a restauração do mesmo (dentro do prazo). A aplicação para extensão do PGWP ficará disponível de 27 de janeiro a 27 de julho de 2021.

O IRCC estima que por volta de 52.000 estudantes graduados com um PGWP expirado ou prestes a expirar possam se beneficiar da política, e que dos 61.000 que possuíam um PGWP com data de expiração no ano passado, metade já tenha obtido residência permanente do país, ou está no processo para se tornar residente permanente. Segundo o ministro do IRCC, a contribuição dos estudantes internacionais para o país é duradoura, e o governo não deseja apenas que eles estudem lá dentro, mas também fiquem nele. 

A medida é, para Willian Brito, consultor de imigração canadense, uma nova forma de incentivar a vinda de estudantes para o país. Segundo ele, “essa iniciativa do IRCC é mais uma clara demonstração do interesse do Governo Federal em auxiliar estudantes internacionais a melhorarem o perfil imigratório no país, através da oportunidade de obterem experiência de trabalho qualificado, e assim aumentarem as chances de imigração permanente ao país. Por exemplo, no Express Entry, com pelo menos 1 ano de experiência de trabalho qualificado obtido no Canadá, a pontuação do perfil aumenta consideravelmente, facilitando assim a possibilidade de receber um convite para imigrar permanentemente. A maioria dos estudantes internacionais que conseguem obter o status de residentes permanentes no Canadá geralmente se adaptam melhor ao país, justamente devido à experiência anterior de estudos e trabalho, e adotam o Canadá como novo lar."

Business photo created by senivpetro - www.freepik.com

Vídeo:


Saiba Mais
Postado por Patrick de Souza
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.


Copyrights © 2021 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·