O que você precisa fazer depois de se tornar PR no Canadá?

Willian Britos Santos
30/11/21

Image
Imagem não definida

Atualmente há muita informação disponível para quem está em busca da tão almejada residência permanente no Canadá. No entanto, pouco se fala sobre o que fazer após se tornar PR. Nesta matéria eu me proponho a listar diversas ações comumente necessárias após obtenção da residência permanente, diferenciando entre quem se torna PR enquanto já morando no Canadá e os recém-chegados ao país.

Existem dezenas de processos atualmente disponíveis para quem tem interesse em eventualmente aplicar para residência permanente no Canadá. Isso significa que cada novo residente permanente inicia sua jornada no Canadá em momentos e locais diferentes. Embora eu seja um consultor regulamentado de imigração canadense (RCIC), não abordarei aqui os diversos e alternados requerimentos para se tornar um PR.

Novos PRs que já moravam no Canadá

Nesta primeira lista de recomendações após obtenção da residência permanente focarei nos novos PRs que obtiveram tal status imigratório enquanto já morando no Canadá sob algum status temporário (e.g. portando um Study Permit e/ou Work Permit). Segue abaixo a lista de recomendações:

  • Atualizar o SIN (Social Insurance Number) junto ao Service Canada - há formas de solicitar isso eletronicamente ou presencialmente (algum agendamento prévio pode ser necessário).
  • Atualizar seu status imigratório junto ao Public Health Authority da sua província de atual residência.
  • Comunicar seu atual empregador (ou empregadores) sobre a mudança em seu status imigratório e seu novo SIN.
  • Comunicar seu banco ou instituição financeira sobre a mudança em seu status imigratório.
  • Atualizar seu status imigratório em sua Driver's Licence, se aplicável.
  • Caso sinta necessidade de aprimorar sua proficiência em inglês e/ou francês, buscar por cursos oferecidos gratuitamente para PRs no país: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/new-immigrants/new-life-canada/improve-english-french/classes.html
  • Buscar obter conhecimento sobre como funciona o sistema de aposentadoria no Canadá (CPP, OAS, entre outros): https://www.canada.ca/en/services/benefits/publicpensions.html
  • Caso aplicável, comunicar a Provincial Immigration Authority competente sobre a mudança em seu status imigratório.
  • Caso aplicável, comunicar ao School Board local sobre a mudança de status imigratório dos filhos em idade escolar.

Novos PRs recém-chegados ao Canadá

Nesta segunda lista de recomendações após obtenção da residência permanente focarei nos novos PRs que também são recém-chegados ao Canadá, ou seja, que tiveram a aprovação da aplicação de PR enquanto moravam em outro país e talvez nunca moraram ou visitaram o Canadá até então. Segue abaixo a lista de recomendações:

Se você ainda mora fora do Canadá:


Se você já estiver fisicamente no Canadá:

  • Há serviços de settlement disponíveis gratuitamente para residentes permanentes recém-chegados ao país. Tais serviços podem incluir auxílio na busca de emprego, obtenção de uma avaliação de proficiência em inglês e/ou francês, inscrição para aulas de inglês e/ou francês, busca de moradia, inscrição de filhos menores na escola, aprendizado sobre serviços comunitários, entre outros conforme disponibilidade.
  • Aplicar para um SIN (Social Insurance Number) junto ao Service Canada - há formas de aplicar eletronicamente ou presencialmente (algum agendamento prévio pode ser necessário).
  • Aplicar para cobertura de saúde pública junto ao Public Health Authority da sua província de atual residência.
  • Abrir uma conta bancária.
  • Obter um número de telefone canadense.
  • Aplicar para um "photo ID" caso algum seja disponibilizado pelo governo da sua província de atual moradia.
  • Aplicar para uma "driver’s licence" junto ao governo da sua província de atual moradia. Isso muitas vezes ajuda a diminuir o custo associado ao seguro automóvel.
  • Matricular seu(s) filho(s) em idade escolar junto ao School Board da sua região.
  • Caso sinta necessidade de aprimorar sua proficiência em inglês e/ou francês, buscar por cursos oferecidos gratuitamente para PRs no país: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/new-immigrants/new-life-canada/improve-english-french/classes.html
  • Buscar obter conhecimento sobre como funciona o sistema de aposentadoria no Canadá (CPP, OAS, entre outros): https://www.canada.ca/en/services/benefits/publicpensions.html
  • Caso aplicável, comunicar a Provincial Immigration Authority competente sobre a aprovação da residência permanente e seu novo endereço.

Outros materiais importantes

Além das recomendações acima listadas, o Governo Federal do Canadá disponibiliza alguns materiais online com diversas informações relevantes para novos residentes permanentes, sejam recém-chegados ou não. Destaco abaixo alguns materiais quais recomendo que todo novo residente permanente se familiarize:

  • Publicação "Welcome to Canada: What you should know" disponibilizada gratuitamente online, via download do eBook ou solicitação de uma via impressa.
  • Webpage "Understand permanent resident status" que provê uma visão geral do status de residente permanente no Canadá.
  • "Canadian Charter of Rights and Freedoms" que se trata da primeira parte da Constituição Canadense de 1982.
  • Seção "Canadian identity and society" disponível online no website do Governo Federal do Canadá. Tal seção provê valiosas informações sobre diversos aspectos da identidade nacional canadense como hinos e símbolos oficiais, povos e culturas indígenas, idiomas oficiais, direitos humanos, multiculturalismo, monarquia, entre outros.

Rumo à cidadania canadense

Um dos interesses de boa parte dos residentes permanentes no Canadá é eventualmente aplicar para cidadania canadense, ou seja, o processo de naturalização. A aplicação para cidadania canadense envolve atendimento a diversos requerimentos de elegibilidade, incluindo o tempo mínimo de moradia no Canadá como residente permanente. Uma vez que um residente permanente é elegível para aplicar para cidadania canadense, tal pessoa (que tiver idade entre 18 e 54 anos de idade) pode começar a estudar o material intitulado "Study Guide – Discover Canada – The Rights and Responsibilities of Citizenship", que se trata do guia oficial de estudos para o teste de cidadania canadense que será requerido durante o processamento da aplicação de cidadania.

Considerações finais

Conforme mencionei no início desta matéria, cada novo residente permanente inicia sua jornada no Canadá em momentos e locais diferentes. Da mesma forma, cada novo PR decidiu imigrar permanentemente para este incrível e gigantesco país em busca de algum objetivo (ou objetivos) particular, como melhores oportunidades de emprego / carreira, se integrar a diferentes culturas, melhor qualidade de vida, inclusão e respeito as minorias, entre outros. No entanto, a vida de um imigrante permanente vai muito além daquilo que o Canadá pode nos oferecer. Existem diversas formas de contribuir positivamente com a comunidade local e de certa forma retribuir o acolhimento nos fornecido como imigrantes. Para quem tiver interesse, há como oferecer serviço voluntário em organizações sem fins lucrativos, instituições governamentais e educacionais locais, entre outras - e.g. servir como voluntário na escola de seus filhos ou em algum banco de alimentos da sua região. Abaixo eu listo os websites de algumas organizações que gerenciam serviços de voluntários no Canadá:

Espero que esta matéria tenha sido útil para os leitores e desejo à todos os novos residentes permanentes muita sorte e sucesso na nova jornada que se inicia neste país que tanto amamos.

Vídeo:


Saiba Mais
Consultor de Imigração Canadense regulamentado pelo ICCRC e CAPIC, formado em Immigration Law pela University of British Columbia, consultor associado na e-Visa Immigration Services escritório de Vancouver, e criador de conteúdo no canal "Will e Greg em Vancouver" no YouTube e Instagram (@willegreg).

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.


Copyrights © 2022 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·