Mariposas invasoras infestando Ontário e especialistas dizem que mais estão por vir; veja o que fazer para proteger seu jardim
Uma espécie de mariposa invasora está em ascensão no Canadá e, se você plantou um determinado arbusto, ela pode arruinar seu jardim.
Nativa da Ásia e designada como uma espécie invasora no Canadá, foi relatada pela primeira vez na área da Grande Toronto em 2018. Se não forem tratadas, as larvas da mariposa destroem a única planta em que ela é encontrada no Canadá: o arbusto boxwood.
“Basicamente, elas comem todo o material verde da folha e a árvore começa a ficar marrom”, disse o Dr. Sandy Smith, professor de saúde florestal da Universidade de Toronto. “Ela parece muito esfarrapada.”
Uma segunda geração nasce no final do verão, e o ciclo se repete.
Os arbustos, que também não são nativos do Canadá, são incrivelmente comuns em jardins de todo o país, explicou Smith, em grande parte devido à sua resistência - eles permanecem verdes o ano todo - e à facilidade com que podem ser moldados em topiaria.
No entanto, desde a chegada da mariposa em 2018, Ontário declarou uma infestação. Quebec, Nova Escócia e New Brunswick, juntamente com alguns estados dos EUA que fazem fronteira com o Canadá, também relataram uma presença, o que levou a um alerta do governo canadense na semana passada.
“Trata-se, em grande parte, de uma praga ornamental”, disse ela. “Não é um problema de nossas paisagens naturais.”
Com o surgimento da traça, alguns especialistas e jardineiros pediram o fim do uso de arbustos de buxo em jardins, mas o arbusto difundido...
Saiba Mais