Toronto

Image

Toronto

Localizada na província de Ontário, Toronto é a maior cidade canadense, fazendo parte da região metropolitana Greater Toronto Area (GTA), que engloba também as cidades de Peel, York, Durham e Halton. A cidade, que é a capital de sua província, conta com o título de maior centro financeiro do Canadá, sendo também a mais populosa do país, com seus mais de 2.930.000 de habitantes.

A população de Toronto pode ser comparada a de cidades como Salvador ou Brasília, e ainda possui uma área similar à primeira, contando com 630 km² no total, uma área muito superior à de Vancouver, por exemplo. E sendo também uma grande concentração de imigrantes, a diversidade de línguas e pessoas lá dentro é tão grande quanto seu tamanho.

Clima

As estações de Toronto são bem definidas, em especial o inverno, e por isso, morar na cidade pode ser um desafio para aqueles que não se dão bem com o frio. 

Talvez as temperaturas não pareçam tão baixas à primeira vista, ficando normalmente em médias de -7ºC, mas os fortes ventos da cidade fazem com que a sensação térmica abaixe muito, chegando, às vezes, a sensação de temperaturas menores que -20ºC. A neve está presente principalmente em janeiro, e cobre partes da cidade até a chegada da primavera.

E essa estação é a que devolve um pouco do calor à cidade, além de embelezá-la com o desabrochar das flores. As temperaturas começam a subir um pouco, indo a médias de 4ºC a 10ºC, e os parques perdem aquele tom cinza e começam a ganhar cores, tornando os passeios pela cidade um pouco mais agradáveis. Os ventos continuam, mas não mais tão intensos.

O verão é o período mais quente, o que torna ele também uma boa época para que turistas visitem a cidade. Com temperaturas que vão de 15ºC a 26ºC e às vezes ultrapassam 30ºC, o sol fica exposto por mais tempo, aumentando a chance de aproveitar a luz natural do dia. As chuvas também aparecem um pouco aqui, mas nada que atrapalhe o clima.

Esse calor começa a ir embora novamente com a chegada do outono, que baixa as temperaturas para uma média de por volta de 17ºC durante o dia, tendo as noites mais geladas em volta dos 10ºC. As pessoas começam a se preparar para a vinda do inverno, e enquanto os primeiros flocos de neve não começam a cair, podemos apreciar a beleza natural das árvores canadenses, as famosas Maple Trees, que começam a ganhar o tom alaranjado nesta época.

Educação

Sendo o maior centro financeiro do país, a educação em Toronto não poderia ser de diferente qualidade, abrigando algumas das melhores universidades e colleges do país. A University of Toronto é uma das melhores universidades do mundo, tendo por volta de 19% de estudantes estrangeiros. A York University é conhecida por possuir áreas inovadoras em seus cursos, além de muitos que se formaram lá conseguirem emprego na área. Há ainda a Ryerson University, que possui o maior número de educadores no país.

Já nos colleges, podemos citar o Humber College, famoso por ser um grande abrigo de estudantes internacionais, o Centennial College, que também oferece cursos mais extensos de bacharelado, o George Brown College, com vários programas para áreas diferentes, e o Seneca College, também já tradicional no país.

Na educação infantil, a criança em idade escolar irá frequentar uma escola baseada na região em que ela vive, o que pode ser consultado no site do Toronto District School Board.  Caso tenha ainda dúvidas de qual escolher, um ranqueamento das escolas está disponível por meio do Compare School Rankings.

Um dos pais precisa ser matriculado em um programa de ensino superior integral de ao menos 1 ano de duração em uma instituição de ensino público que conceda um diploma ou degree, no caso de uma escola pública. Os documentos exigidos envolvem (embora a lista possa mudar) comprovante de residência, carteira de vacinação, visto, passaporte e, em alguns casos, o Social Insurance Number (SIN).

Saiba mais

Saúde

Os serviços de saúde no Canadá variam para cada região e província. No caso de Ontário, o serviço se chama Ontario Health Insurance Plan (OHIP), e é disponibilizado gratuitamente para cidadãos, residentes permanentes e determinados imigrantes. Porém, existe um período de carência nos três primeiros meses

Estudantes internacionais não possuem o direito ao OHIP, e precisam contratar seguros de saúde privados, que podem ser encontrados em sites como o Health Quotes ou diretamente com a instituição de ensino superior, em valores que podem variar, nos planos mais básicos, de CAD $67 até CAD $79.

No caso de possuir um Work Permit, a pessoa poderia ser contemplada pelo OHIP, e ele poderia ser estendido para sua família e acompanhantes. Para isso, seria preciso informar que está trabalhando em um emprego full-time, e que seu contrato tenha uma duração mínima de 6 meses, tendo passado ao menos já 3 deles. O período de carência também seria aplicado aqui.

Os documentos necessários para o registro no OHIP são a identidade, um comprovante de residência, a Work Permit e a Study Permit, no caso de tentar contemplar um acompanhante que esteja estudando. O site do OHIP possui informações sobre localizações, restrições e permissões que ele garante.

Saiba mais

Transporte

Batizado de Toronto Transit Commission (ou TTC), o transporte público de Toronto é necessário para andar pela cidade, visto seu tamanho e a grande quantidade de carros, que causam um grande trânsito. Os cidadãos possuem a escolha de se locomover por ônibus, street car e metrô. Localizações e rotas para qualquer um dos transportes podem ser consultadas no próprio site do TTC.

O cartão utilizado em Toronto é o PRESTO Card. Tendo o valor de C$6 e uma recarga mínima de C$10, ele pode ser encontrado em estações de metrô, em mercados e também no site do PRESTO. Ele é válido não só em toda a Grande Toronto, mas também em Hamilton e Ottawa.

Com o cadastro online, é possível contratar planos mensais/anuais para o PRESTO, com os valores de C$ 156 para adultos e C$ 128.15 para jovens e idosos. Crianças com menos de 12 anos estão isentas da passagem. Caso não utilize com frequência o transporte público, o PRESTO Ticket é uma opção, disponível nos valores de C$ 3.25 para uma passagem, C$ 6.50 para ida e volta e C$ 13.50 num passe diário.

Saiba mais

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em Toronto é agitado e oferece várias oportunidades aos seus habitantes, visto também que a cidade possui um grande número de estudantes internacionais que desejam futuramente trabalhar lá. E o diploma de um college ou universidade é um dos requisitos mais procurados pelas empresas de Toronto. A região possui uma abundância de fábricas, envolvendo atividades como produção de alimentos e aparelhos automobilísticos. 

Além de produções em fábricas, outras áreas que se mantêm como fortes opções são as de TI, vendas e negócios, projetos de engenharia, agricultura, transportes e também serviços gerais (como em restaurantes, atendentes, entre outros).

Saiba mais

Pontos turísticos

Com tantas pessoas morando na cidade, lugares para se visitar não faltam em Toronto. Por conta de sua diversidade, ela possui lugares distintos para qualquer pessoa que deseje apreciá-la. A ideia de que Toronto é uma cidade desinteressante não deve ser levada a sério, pois é difícil não encontrar o que fazer pela cidade.

Um dos parques mais famosos da cidade, principalmente por possuir as flores de Sakura que desabrocham na primavera, é o High Park. Contando com trilhas de bicicleta, a experiência de andar pelo parque fica ainda melhor com a linda paisagem cor de rosa das árvores, quando chega a estação.

O edifício mais alto do Canadá, a CN Tower, está em Toronto, com seus 553 metros de altura. A ponta mais alta não é aberta a visitantes, é claro, mas já é possível ter uma bela vista de toda a cidade a partir do ponto máximo que é aberto ao público.

Assim como a maior torre, Toronto também tem o maior aquário do país, o Ripley’s Aquarium of Canada, que conta com mais de 13 mil seres vivos divididos entre mais de 450 espécies diferentes, sendo um passeio informativo e interessante.

Caso queira comer num ambiente agradável, o local a se visitar é o St. Lawrance Market, próximo ao centro da cidade. Em meio a diversas barracas de comida com baixos preços e uma alta variedade de pratos, é praticamente impossível não sair de lá satisfeito.

Outras localizações famosas e frequentemente procuradas por turistas e moradores incluem a Casa Loma, o Distillery District, o Royal Ontario Museum, o Ontario Science Centre, além das famosas praias de Toronto e também as ilhas. Caso esteja disposto a se deslocar um pouco, a cidade também está próxima das famosas Cataratas do Niágara, que valem totalmente uma visita.

Notícias

Informações

Destaques

Links

Nenhuma informação disponível no momento

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.


Copyrights © 2021 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·