Como vai a imigração do Canadá? Essa nova análise de dados do IRCC explica
O Canadá recebeu mais de 3,9 milhões de novos cidadãos desde 2005, sendo que quase um terço deles veio da Índia, Filipinas ou China.
Esses países dominaram a migração para o Canadá por quase duas décadas, de acordo com uma análise do CTVNews.ca dos dados do Immigration, Refugees and Citizenship Canada, que contabiliza os novos cidadãos canadenses por país de nascimento de janeiro de 2005 a maio de 2024.
Embora os novos canadenses venham de pelo menos 196 países e territórios diferentes, os 10 primeiros lugares respondem por quase metade de todos os novos cidadãos.
"O Canadá se destaca entre outros países receptores de imigrantes pelo nível muito alto de cidadania entre os imigrantes no país", disse a socióloga política e especialista em migração Irene Bloemraad. "Altos níveis de cidadania são uma coisa boa: as pesquisas mostram uma correlação entre ter cidadania e melhores resultados econômicos, um maior senso de pertencimento ao Canadá e, é claro, a capacidade de participar de eleições e ter voz ativa nas políticas."
A Índia ocupa o primeiro lugar desde 2021 e de 2007 a 2013, enquanto as Filipinas foram o número 1 de 2014 a 2020. Juntas, a Índia e as Filipinas respondem por quase um quarto de todos os novos cidadãos desde 2005. A China ficou em primeiro lugar em 2005 e 2006.
Depois da Índia, Filipinas e China, as 10 principais fontes de novos canadenses desde 2005 são Paquistão, Irã, Estados Unidos, Reino Unido, Síria, Coreia do Sul e Nigéria.
Saiba Mais