Vancouver

Image

Vancouver

Um dos principais destinos dos estrangeiros, Vancouver é a mais famosa cidade localizada no oeste do Canadá, sendo ela o centro da região metropolitana de Metro Vancouver, da qual também fazem parte cidades como Burnaby, Surrey e Richmond. Uma das cidades mais populosas do país, ela conta com aproximadamente 685.000 moradores, a mais populosa de toda a província de British Columbia. A população vai para pouco mais de 2.400.000 milhões considerando toda a metrópole.

Em quantidade de pessoas, podemos comparar a cidade de Vancouver com Sorocaba e Uberlândia. Já em área, a cidade de Vancouver em si é relativamente pequena, contando com 114 km² no total, algo bem menor que essas cidades brasileiras citadas. O que não a torna, de forma alguma, menos interessante.

Saiba Mais

Clima

O apelido de Raincouver não é dado à cidade à toa. Conhecida pelo clima chuvoso, é preciso estar preparado para sobreviver na cidade, especialmente nos meses entre outubro e abril, onde estão as maiores ocorrências das chuvas. A cidade lembra bastante Curitiba nesse aspecto, tendo um clima bem semelhante.

As  estações são bem acentuadas. Vemos um pouco de neve pelo inverno, que beira temperaturas de 0 a 8ºC, o que pode ser, ao mesmo tempo, um incômodo para alguns e uma maravilha para outros. Se agasalhar dentro de casa é, de qualquer forma, algo bem confortável. Já na primavera, os dias começam a esquentar, mas continuam com aquele clima um tanto gelado, com uma média de 8 a 15ºC. As chuvas continuam, mas não é algo que impeça que a paisagem florida seja apreciada.

O verão é considerado uma das melhores estações para estar na cidade, que se lota de turistas. O verão é bem mais quente que em outras estações, com temperaturas que começam a passar dos 22ºC. Já no outono, a temperatura será novamente mais baixa num padrão parecido com o da primavera, e as chuvas vão retornar de forma mais frequente. Porém, é também a época onde as folhas de ácer (a famosa Maple Leaf) cobrem a cidade, deixando a linda paisagem de árvores com folhas laranjas/amarelas/vermelhas à mostra.


VANCOUVER WEATHER

Educação

Os colleges em Vancouver são alguns dos mais procurados por estudantes do mundo inteiro. A cidade conta com um dos campus da renomada University of British Columbia (UBC), uma das mais importantes universidades do país, com a Simon Fraser University (SFU), localizada no centro da cidade e com a British Columbia Institute of Technology (BCIT), também renomada nos ensinos. 

Quanto à educação infantil, um dos pais precisa estar matriculado em um programa de ensino superior integral de ao menos 1 ano de duração em uma instituição de ensino público que conceda um diploma ou degree. Caso ele conceda apenas um certificado, o outro cônjuge precisa de um work permit de 1 ano e estar trabalhando 20h/semana para que os filhos em idade escolar apliquem para o ensino gratuito. Outros documentos podem ser exigidos, como histórico escolar, carteira de vacinas, entre outros.

Saiba mais

Saúde

Diferente do modelo brasileiro, no Canadá o sistema público de saúde é administrado pelas províncias e territórios. Os sistemas de saúde das províncias não são gratuitos para todos os estrangeiros, e é preciso pagar uma taxa mensal ou anual. Em British Columbia, o sistema utilizado é o Medical Services Plan, no qual os estudantes precisam se cadastrar ao chegar no país por meio do site, a fim de adiantar os processos burocráticos.

O MSP atende todos os cidadãos canadenses, imigrantes ou refugiados, e estudantes e trabalhadores com vistos de seis meses ou mais. O serviço costumava ser cobrado dos cidadãos e residentes permanentes, porém, tornou-se gratuito para estes a partir de 1 de janeiro de 2020. Para os estudantes, o antigo serviço premium ainda é cobrado, no valor de $75 por mês.

Saiba mais

Transporte

Para utilizar o sistema de transporte público em Vancouver, você pode adquirir o Compass Card. Ele é válido não só na cidade de Vancouver, mas em toda Metro Vancouver, e serve para todas as formas de transporte que nela estão disponíveis (ônibus, skytrain, seabus e trem).

O Compass Card pode ser adquirido tanto por moradores da cidade quanto por visitantes, e também pode ser devolvido a partir do momento que não se deseje mais utilizá-lo. Ele pode ser adquirido em estações de skytrain, seabus e de trens. Ele pode ser recarregado de forma similar aos cartões de passe do Brasil, e também possui as opções de pagamento mensal ou semanal.

Os valores do Compass Card podem variar dependendo do modelo que se adquire. Um passe adulto comum terá valores de $3, $4.25 e $5.75, respectivamente, para a cobertura de uma, duas e três zonas. Um passe mensal, nos mesmos moldes, custará $98, $131 e $177, nos quais as passagens diárias terão um pequeno desconto. Já um passe diário tem o preço fixo de $10.50.

Saiba mais

Mercado de Trabalho

Segundo pesquisas da Statistics Canada em 2017, a taxa de desemprego do Canadá em novembro ficou em 5,9%, o que é um bom sinal para quem deseja ir para o país. Ainda melhor para cidades da British Columbia, província que ficou com 4,8% de taxa no total. Com o visto de trabalho em mãos e usando ajuda de sites como o Job Bank Canada ou o Indeed Canada, a tarefa não é difícil no país, e menos ainda na cidade de Vancouver.

Além das vagas mais tradicionais e iniciais, porém não menos importantes, como atendente ou garçom, a cidade conta com sedes de grandes empresas tecnológicas, como a Microsoft, Google e Apple, tornando a cidade muito atrativa para quem esteja se especializando ou já seja especializado na área de TI. 

O comércio internacional, ainda mais considerando a grande quantidade de estrangeiros que passam por lá e Vancouver possuir o maior porto do Canadá, é um forte da cidade, e pode ser uma boa opção para aqueles que já possuem algum tipo de experiência com vendas, administração, transportes, logística e comércio exterior.

E claro, a cidade é um grande ponto turístico no país (como vamos falar agora), então também é válido procurar vagas neste ramo.

Saiba mais

Pontos turísticos

Vancouver é frequentemente uma cidade escolhida para aparecer em séries ou filmes estrangeiros, e sua beleza e pontos turísticos são fundamentais para tal fato. O Stanley Park, por exemplo, é um ótimo exemplo dos locais adorados por turistas e ciclistas. A experiência é ainda melhor quando se visita no outono, por conta da coloração alaranjada das folhas.

Ao norte do parque, há um ponto que é conhecido de programas de televisão: A Capilano Suspension Bridge, uma longa ponte suspensa construída no século 19 que atrai os mais corajosos para atravessá-la.
Caso queira um passeio mais tranquilo, existem locais como o Vancouver Art Gallery, uma das maiores galerias do país e que conta com mais de 10.000 peças. Com exposições e intervenções artísticas periódicas, é um ótimo local para apenas relaxar em sua estadia na cidade.

Existem diversos outros locais, como o Vancouver Aquarium, Vancouver Lookout, Queen Elizabeth Park, Grouse Mountain, a English Bay Beach, a região de Gastown, entre outros, no qual a beleza da cidade pode ser apreciada. 

Ainda, Vancouver fica a menos de 2 horas de distância da principal estação de esqui do Canadá, a charmosa cidade de Whistler. Passeios para todo o tipo de clima e pessoas existem na cidade, um dos motivos dela ser tão atrativa para o mundo todo.

Notícias

Informações

Destaques

Links

Amazon - Speaking Practice
Amazon - Writing Practice
Busca de Vagas de Emprego - Indeed.ca

Indeed é um dos sites mais conhecidos para busca de emprego de várias áreas.

Acessar
CELPIP - Simulado
Certificado Idoniedade Empresas BC
Verifique se a empresa esta regular em BC. Acessar
CIC - Faça sua aplicação para o visto

Site do CIC para preenchimento do processo para vistos.

Acessar
CIC - Médicos conveniados

Consulte a lista de médicos conveniados

Acessar
CIC - Verifique sua eligibilidade

Sabia para qual processo você é elegível.

Acessar
Média de Salários no Canadá

Através do site do governo Job Bank é possível você ver a média de salário das profissões.

Acessar
Rodadas de convites do Express Entry

Histórico das pontuações do Express Entry.

Acessar
Consulta de tempo de processamento médio de aplicações

Consulta de tempo de processamento médio de aplicações de vistos temporários e de residência permanente.

Acessar
Lista de instituições designadas de ensino (DLIs)
Consulta de NOC

Consulta do código das profissões (NOC)

Acessar
Consulta obrigatoriedade Biometrics

Saiba se voce precisa tirar as digitais para vir para o Canada.

Acessar

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.


Copyrights © 2021 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·