Adolescente com o primeiro caso humano de gripe aviária no Canadá está em estado crítico
O adolescente que está doente com o primeiro caso humano de gripe aviária adquirido no Canadá está no hospital em estado crítico, disse a oficial de saúde da província, Dra. Bonnie Henry, nesta terça-feira.
“Nossos pensamentos continuam com a pessoa e sua família neste momento muito difícil”, disse ela.
O jovem está sofrendo de síndrome da angústia respiratória aguda causada por inflamação nos pulmões, acrescentou Henry mais tarde. Ele foi internado no BC Children's Hospital na sexta-feira à noite, depois de começar a apresentar os primeiros sintomas em 2 de novembro, que eram uma infecção ocular, febre e tosse.
As autoridades não estão divulgando a idade exata ou o sexo do adolescente, que mora na região de Fraser Health, por motivos de privacidade.
Henry disse que as autoridades de BC ainda estão aguardando a confirmação de um laboratório nacional, mas a suposição é de que o vírus seja o H5N1, já que essa cepa vem se espalhando em aves silvestres e aves domésticas na América do Norte.
Cerca de três dúzias de pessoas que estiveram em contato com o jovem infectado foram testadas para gripe aviária e receberam um medicamento antiviral para prevenir os sintomas caso fossem infectadas, mas Henry disse que nenhum outro caso foi identificado até o momento.
Os seres humanos podem ser infectados pela gripe aviária inalando o vírus em aerossóis e gotículas, que entram nos receptores H5 nos olhos, na parte de trás da garganta, no nariz ou no fundo dos pulmões,...
Saiba Mais