Canadá registra duas mortes em um surto de Listeria em leites vegetais; saiba mais
A Agência de Saúde Pública do Canadá informou, nessa quarta-feira, que duas pessoas morreram depois que um surto de listeriaprovocou um recall nacional de determinados leites vegetais.
Leites de amêndoa, coco, coco com amêndoas e de aveia da marca Silk foram recolhidos no início deste mês, assim como o leite de amêndoa da marca Great Value.
A maioria dos produtos recolhidos tem data de validade até 4 de outubro, inclusive. Os produtos recolhidos devem ser jogados fora ou devolvidos ao local onde foram comprados.
A agência não forneceu detalhes sobre as mortes em um aviso de saúde pública emitido na quarta-feira, mas disse que houve 12 casos confirmados em laboratório da doença.
A agência informou que 10 casos ocorreram em Ontário, enquanto Quebec e Nova Escócia tiveram um caso cada, com nove hospitalizações. As pessoas que adoeceram têm entre 37 e 89 anos de idade e 67% dos casos foram em mulheres.
A agência informou que as pessoas ficaram doentes entre agosto de 2023 e o início de julho de 2024.
A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos disse que os produtos contaminados com Listeria podem não parecer ou cheirar estragados, mas ainda assim podem causar doenças.
Os sintomas da listeriose podem incluir vômito, náusea, febre persistente, dores musculares, dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço.
Pessoas grávidas podem apresentar apenas sintomas leves, semelhantes aos da gripe, mas a listeriose ainda pode levar a um parto prematuro, infecção do recém-nascido ou natimorto, diz o aviso...
Saiba Mais