Domingo foi o dia mais quente já registrado na Terra, dizem cientistas
O domingo foi o dia mais quente já registrado, quebrando temperaturas globais que remontam a 1940, de acordo com dados preliminares do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da Europa.
A temperatura média global subiu para 17,09 graus Celsius, superando por pouco o recorde anterior estabelecido em julho de 2023. Os climatologistas dizem que a diferença extrema entre os registros consecutivos dos últimos 13 meses e das décadas anteriores é impressionante.
"Estamos agora em um território inexplorado", disse Carlo Buontempo, diretor do Copernicus, em um comunicado. "Como o clima continua aquecendo, é provável que novos recordes sejam quebrados nos próximos meses e anos."
O mês de junho marcou a primeira vez que o mundo passou um ano inteiro em que a temperatura média mensal ultrapassou 1,5°C acima das normas pré-industriais. Um aumento médio de 1,5°C é o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, que a maioria dos climatologistas considera a maior quantidade de mudança climática permitida sem causar efeitos irreversíveis.
Estima-se que a quantidade atual de aquecimento induzido pelo homem esteja em torno de 1,2 °C acima das normas pré-industriais, mas um estudo recente da Organização Meteorológica Mundial constatou que a temperatura mundial provavelmente excederá temporariamente o limite de 1,5 °C nos próximos cinco anos.
Previsão do tempo
O recorde de domingo foi apenas 0,01 °C acima da referência anterior de 17,08 °C, parte de uma série de novos máximos diários estabelecidos em julho e agosto do ano passado, mas quase um terço de grau acima do recorde...
Saiba Mais