Sinais eletrônicos de trânsito de Montreal são hackeados para exibir mensagens políticas pró-Palestina
A polícia de Montreal está investigando depois que painéis de mensagens eletrônicas em dois locais de construção de estradas em Montreal exibiram mensagens políticas pró-Palestina nessa quarta-feira, em vez dos alertas de trânsito habituais.
Os painéis de mensagens que normalmente avisam os motoristas sobre obras na estrada foram adulterados para exibir frases como "liberte a Palestina", "aumente agora" e "globalize a intifada". No final da manhã, as mensagens originais haviam sido restauradas nos locais.
Intifada, que significa "sacudir" em árabe, foi criada para descrever uma revolta contra a ocupação militar de Israel que eclodiu em 1987. O que ficou conhecido como a primeira intifada foi marcado por protestos palestinos generalizados e uma resposta israelense feroz.
Na segunda revolta, que começou em 2000, militantes palestinos realizaram atentados suicidas mortais em ônibus, restaurantes e hotéis, provocando represálias militares israelenses esmagadoras.
Eta Yudin, vice-presidente do Centro para Assuntos Israelenses e Judaicos de Quebec, chamou as mensagens nos sinais de trânsito de incitação à violência contra os judeus porque "intifada" se refere a ataques terroristas.
Sua organização quer que a polícia investigue o que aconteceu e que medidas sejam adotadas para que isso não ocorra novamente. Ela disse que "sequestrar" placas que têm o objetivo de fornecer informações de segurança aos motoristas com qualquer tipo de mensagem política "faz soar um alarme enorme sobre o que essas pessoas estão dispostas a fazer".
A cidade de Montreal classificou o incidente como um ato de vandalismo. Ela disse que as placas em questão pertencem...
Saiba Mais