Canadá perdeu 2.800 empregos em julho; taxa de desemprego permanece em 6,4%
A economia do Canadá perdeu 2.800 empregos em julho, uma vez que os ganhos no trabalho em tempo integral foram compensados por perdas de empregos em tempo parcial, enquanto a taxa de desemprego permaneceu no nível mais alto em 30 meses, de 6,4%.
Analistas consultados pela Reuters previam um ganho líquido de 22.500 empregos e que a taxa de desemprego subiria para 6,5%, de 6,4% em junho.
O crescimento do salário médio por hora dos empregados permanentes desacelerou para uma taxa anual de 5,2%, de 5,6% em junho, segundo dados do Statistics Canada. A taxa de crescimento salarial - acompanhada de perto pelo Banco do Canadá (BoC) devido ao seu efeito sobre a inflação - voltou ao nível de 5,2% em maio, após o aumento em junho.
Julho foi o segundo mês consecutivo de perdas de empregos e soma-se aos sinais de abrandamento no mercado de trabalho do Canadá, o que apoiaria o argumento para que o banco central reduza novamente as taxas de juros em seu próximo anúncio, em setembro. A taxa de desemprego, a mais alta desde 6,5% em janeiro de 2022, tem apresentado uma tendência de alta e aumentou 0,7 ponto percentual desde janeiro.
A taxa de participação da força de trabalho do Canadá também diminuiu para o mínimo de 26 anos, 65%, em julho, refletindo em grande parte as quedas entre os homens jovens e as mulheres jovens e de idade básica. Na pesquisa de força de trabalho da StatCan, 12% dos jovens de 15 a...
Saiba Mais