Segurança Interna dos EUA toma medidas para tornar mais rígidas as regras de asilo na fronteira com o Canadá
O Departamento de Segurança Interna dos EUA afirma que as pessoas que buscam asilo na fronteira com o Canadá terão menos tempo para consultar um advogado antes de apresentar seu caso, com a suspensão de asilo do presidente dos EUA, Joe Biden, está chegando à porta do Canadá.
Em junho, Biden anunciou mudanças radicais voltadas principalmente para a fronteira dos EUA com o México, já que a questão continua sendo um espinho no lado dos democratas antes da eleição de novembro. As novas mudanças de procedimento, que o departamento confirmou na terça-feira, afetarão os migrantes que atravessam para os EUA vindos do Canadá.
O número de migrantes que atravessam entre o Canadá e os Estados Unidos é muito menor do que na fronteira entre os EUA e o México, mas os recentes aumentos chamaram a atenção dos republicanos.
O Departamento de Segurança Interna disse que analisou o Acordo de Terceiro País Seguro com o Canadá e concluiu que poderia simplificar o processo sem afetar o acesso a procedimentos justos para determinar um pedido de asilo.
De acordo com o acordo, que entrou em vigor em 2004, os refugiados devem buscar asilo no primeiro dos dois países em que aterrissarem.
A mudança processual significa que as pessoas que entram nos EUA vindas do Canadá terão agora quatro horas para consultar advogados. É uma queda significativa em relação ao prazo anterior de 24 horas, disse Kathleen Bush-Joseph, analista de políticas do Migration Policy Institute em Washington, D.C.
"Isso torna tudo...
Saiba Mais