Botsuana descobre diamante de 2.492 quilates que pode ser um dos maiores de todos os tempos
O maior diamante encontrado em mais de um século foi desenterrado em uma mina em Botsuana, e o presidente do país exibiu a pedra do tamanho de um punho para o mundo em uma cerimônia de exibição na quinta-feira. O governo de Botsuana diz que a enorme pedra de 2.492 quilates é a segunda maior já descoberta em uma mina. É o maior diamante encontrado desde 1905.
O diamante, ainda sem nome, foi apresentado ao mundo no gabinete do presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi. Ele pesa aproximadamente meio quilo e Masisi foi um dos primeiros a segurá-lo.
As autoridades disseram que era muito cedo para avaliá-lo ou decidir como ele seria vendido. Outro diamante menor da mesma mina em Botsuana foi vendido por US$ 63 milhões em 2016, um recorde para uma gema bruta.
"Isso é história em construção", disse Naseem Lahri, diretor administrativo da Lucara Diamond Corp. em Botsuana, a empresa de mineração canadense que encontrou o diamante. "Estou muito orgulhoso. Ele é um produto de Botsuana."
A Lucara disse em um comunicado na quarta-feira que recuperou o diamante bruto "excepcional" de sua mina Karowe, na região central de Botsuana. A Lucara disse que era uma pedra de "alta qualidade" e foi encontrada intacta. Ela foi localizada usando tecnologia de raios X projetada para encontrar diamantes grandes.
"Estamos extasiados com a recuperação desse extraordinário diamante de 2.492 quilates", disse o presidente e CEO da Lucara, William Lamb, em um comunicado.
O peso o tornaria o maior diamante...
Saiba Mais