Canadá vai restringir trabalhadores estrangeiros com baixos salários e considera reduzir metas de imigração
O primeiro-ministro Justin Trudeau está pedindo às empresas que contratem canadenses, enquanto seu governo anuncia novas restrições para limitar a contratação de trabalhadores estrangeiros temporários com baixos salários. Ottawa também está considerando a possibilidade de reduzir suas metas de imigração para residentes permanentes.
O governo federal, que tem sido criticado pelo recente influxo de trabalhadores estrangeiros temporários, está trazendo de volta as regras pré-pandêmicas que dificultavam a contratação de trabalhadores estrangeiros de baixa remuneração pelas empresas.
Falando aos repórteres no retiro do gabinete liberal em Halifax, Trudeau disse que seu governo afrouxou as regras para ajudar as empresas que estavam enfrentando escassez de mão de obra a se recuperarem da pandemia.
Mas a situação econômica é diferente agora, disse ele, e o Canadá "não precisa mais de tantos trabalhadores estrangeiros temporários".
"Precisamos que as empresas canadenses invistam em treinamento e tecnologia e não aumentem sua dependência de mão de obra estrangeira de baixo custo", disse Trudeau.
"Não é justo para os canadenses que estão lutando para encontrar um bom emprego e não é justo para esses trabalhadores estrangeiros temporários, alguns dos quais estão sendo maltratados e explorados."
Quando perguntado se o governo federal está considerando restringir também o número de residentes permanentes, o primeiro-ministro disse que essas eram "conversas em andamento".
A partir de 26 de setembro, o governo recusará pedidos de trabalhadores estrangeiros temporários com baixos salários em regiões com uma taxa de desemprego de 6% ou mais.
Os empregadores poderão contratar no máximo 10%...
Saiba Mais