Sarampo é uma preocupação crescente no Canadá; taxas de vacinação preocupam
Durante a pandemia, as taxas de sarampo caíram para quase zero casos por ano no Canadá. O que aumentou, de acordo com um especialista em doenças infecciosas, foi a hesitação na vacinação.
Em 2023, houve apenas 12 casos de sarampo no Canadá, mas este ano já foram registrados 81. O aumento de casos e a diminuição das taxas de vacinação são motivos de preocupação, disse a Dra. Susy Hota, chefe da divisão de doenças infecciosas e diretora médica de prevenção e controle de infecções da University Health Network em Toronto.
"Uma tendência que estamos observando desde a pandemia, em especial, é que houve um aumento na hesitação em tomar as vacinas que normalmente aplicamos durante a infância", disse Hota.
Após a vacinação generalizada, o sarampo foi essencialmente eliminado no Canadá em 1998, explicou Hota. Os casos que aparecem no Canadá quase sempre se originam de viagens a outro país - mas à medida que os casos aumentam, isso começa a mudar.
"Você começará a ver outros casos surgindo aqui e ali, nos quais não é possível rastrear diretamente a viagem", disse ela. "E é isso que queremos evitar, porque fica muito, muito complicado quando você tem esses casos esporádicos que você não esperava que ocorressem."
Hota diz que a meta deve ser de pelo menos 95% do público totalmente vacinado contra o sarampo, o que significa uma dose para crianças pequenas e duas doses para crianças em idade escolar.
No Canadá, porém, os números são insuficientes. Os dados...
Saiba Mais