Temporada de incêndios florestais do Canadá está entre as piores, mas é menos grave do que se temia
Com o verão chegando ao fim no Canadá, a temporada de incêndios florestais de 2024 está se configurando como uma das mais destrutivas já registradas, em grande parte devido à devastação causada por um incêndio que atingiu uma cidade turística nas Montanhas Rochosas canadenses.
om base na área total queimada, a temporada está entre as seis maiores do último meio século. Mesmo assim, 2024 está se mostrando muito menos severo do que o ano passado - o pior já registrado - e não tão ruim quanto muitos temiam.
O custo total dos danos causados por incêndios florestais este ano aumentou em julho, quando um terço da popular cidade turística de Jasper, em Alberta, foi destruído por um incêndio. O incêndio causou danos segurados estimados em C$880 milhões (US$646,73 milhões), de acordo com o Insurance Bureau of Canada.
No total, 5,3 milhões de hectares (13,1 milhões de acres) foram queimados até o momento em 2024, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Centre, e mais de 600 incêndios ainda estão ocorrendo em todo o país, principalmente na Colúmbia Britânica.
Isso faz de 2024 a pior temporada desde 1995, com exceção do ano passado, quando um recorde de 17 milhões de hectares foram queimados e liberaram mais carbono do que alguns dos maiores países emissores de carbono do mundo.
A temporada de incêndios florestais no Canadá normalmente vai de abril, quando a neve derrete, até setembro ou outubro, com pico de atividade em julho...
Saiba Mais