Health Canada proíbe aditivo alimentar encontrado em bebidas populares; entenda o motivo
Em um movimento para proteger a saúde pública, o Ministério da Saúde do Canadá diz que proibiu oficialmente o uso do óleo vegetal bromado (BVO) como aditivo alimentar.
A decisão segue as crescentes preocupações sobre os riscos à saúde associados ao aditivo, que anteriormente era permitido em quantidades limitadas.
Após a proibição do BVO pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) em 2 de agosto, a proibição da Health Canada entrou em vigor no final do mês passado. A proibição pode afetar uma série de produtos alimentícios e bebidas atualmente em nossas prateleiras.
Aqui está o que você precisa saber
O óleo vegetal bromado é um composto químico usado principalmente como emulsificante em determinadas bebidas.
Os emulsificantes ajudam os ingredientes que não se misturam naturalmente, como água e óleo, a permanecerem misturados. No caso do BVO, ele é eficaz em refrigerantes, especialmente aqueles com sabores cítricos, e em bebidas esportivas para evitar que os óleos aromatizantes se separem e flutuem para o topo.
O BVO é um óleo vegetal tratado com bromo, um elemento químico encontrado naturalmente na crosta terrestre e na água do mar.
A proposta de banir o BVO como aditivo alimentar foi iniciada pela Health Canada em maio, após uma análise de seu perfil de segurança. A decisão foi formalizada no mês passado, quando o departamento removeu oficialmente o BVO de sua lista de aditivos alimentares permitidos.
A principal preocupação com o BVO está em seus possíveis riscos à saúde quando consumido...
Saiba Mais