Desemprego no Canadá cai para 6,5%, primeira queda desde janeiro
A economia criou 47.000 empregos em setembro, enquanto a taxa de desemprego caiu pela primeira vez desde janeiro para 6,5%, informou o Statistics Canada na sexta-feira.
Segundo a agência, jovens e mulheres com idades entre 25 e 54 anos impulsionaram os ganhos de emprego no mês passado, enquanto o emprego em tempo integral teve seu maior ganho desde maio de 2022.
Os ganhos gerais de emprego se seguiram a quatro meses consecutivos de pouca mudança, disse a agência.
A taxa de desemprego vem subindo constantemente ao longo do último ano e meio, atingindo 6,6% em agosto.
A inflação naquele mês foi de 2%, o nível mais baixo em mais de três anos, já que os preços mais baixos da gasolina ajudaram a atingir a meta de inflação do Banco do Canadá.
O banco central cortou sua taxa básica de juros três vezes este ano e espera-se que continue cortando, já que a inflação diminuiu e a tendência mais ampla aponta para um enfraquecimento do mercado de trabalho.
Apesar dos ganhos de emprego em setembro, a taxa de emprego foi menor no mês, refletindo o crescimento contínuo da população do Canadá.
O Statistics Canada disse que, desde que a taxa de emprego teve seu pico mais recente de 62,4% em janeiro e fevereiro de 2023, ela vem seguindo uma tendência de queda, já que o crescimento da população ultrapassou o crescimento do emprego.
Em uma base anual, o emprego aumentou 1,5% em setembro, enquanto a população com...
Saiba Mais