Inflação do Canadá volta a subir para 2% em outubro
A taxa de inflação anual do Canadá acelerou mais do que o esperado para 2% em outubro, uma vez que os preços do gás caíram menos do que no mês anterior, mostraram os dados nesta terça-feira, diminuindo as apostas do mercado para um corte maior nas taxas no próximo mês.
Analistas previam que a taxa de inflação aceleraria para 1,9%, de 1,6% em setembro. Em agosto, a taxa anual foi de 2%.
►Siga o canal North News no WhatsApp
Em uma base mensal, o índice de preços ao consumidor aumentou 0,4% após duas quedas mensais consecutivas, segundo dados do Statistics Canada. O ganho mensal também superou as expectativas do mercado de um aumento de 0,3%.
Esse foi o primeiro aumento na taxa de inflação anual desde maio. O banco central prevê que a inflação dos preços ao consumidor será de 2,5% este ano e de 2,2% no próximo ano.
Em outubro, o Statistics Canada disse que uma queda anual menor de 4% nos preços da gasolina, em comparação com a queda de 10,7% em setembro, levou à aceleração. Excluindo a gasolina, a taxa de inflação permaneceu em 2,2% pelo terceiro mês consecutivo.
►LEIA TAMBÉM Aumento do desemprego entre jovens pode custar bilhões ao Canadá, alerta relatório
Esse foi o último dado de inflação a ser divulgado antes do anúncio da taxa de juros do Banco do Canadá em 11 de dezembro, e os mercados de câmbio agora veem cerca de 28% de chance de...
Saiba Mais