Ameaça ao comércio global? Trump promete novas tarifas para Canadá, México e China
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu, nesta segunda-feira, impor grandes tarifas aos três maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos - Canadá, México e China - detalhando como implementará as promessas de campanha que podem desencadear guerras comerciais.
Trump, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, disse que imporia uma tarifa de 25% sobre as importações do Canadá e do México até que eles reprimissem as drogas, especialmente o fentanil, e os migrantes que cruzam a fronteira, em uma medida que pareceria violar um acordo de livre comércio.
►As informações que você precisa saber, enviadas diretamente para você: Siga o Canal North News no Whatsapp
Trump delineou separadamente “uma tarifa adicional de 10%, acima de quaisquer tarifas adicionais” sobre as importações da China. Não ficou totalmente claro o que isso significaria para a China, uma vez que ele já havia prometido acabar com o status de nação comercial mais favorecida da China e aplicar tarifas sobre as importações chinesas superiores a 60% - muito mais altas do que as impostas durante seu primeiro mandato.
As duas publicações no Truth Social representam alguns dos comentários mais específicos de Trump sobre como ele implementará sua agenda econômica desde que venceu a eleição de 5 de novembro com a promessa de “colocar os Estados Unidos em primeiro lugar”.
“Em 20 de janeiro, como uma de minhas muitas primeiras ordens executivas, assinarei todos os documentos necessários para cobrar do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre TODOS...
Saiba Mais