Dívida do consumidor bate recorde no Canadá: custo de vida e desemprego são os responsáveis, mostram agências de crédito
A dívida do consumidor aumentou para um recorde de $2,5 trilhões no terceiro trimestre, uma vez que muitos canadenses continuam a lutar contra os altos custos de vida e o aumento do desemprego, segundo novas pesquisas de duas agências de crédito.
Os recém-chegados e os consumidores que tomaram dinheiro emprestado pela primeira vez nos últimos 12 a 36 meses registraram o maior aumento de pagamentos não efetuados, em comparação com o mesmo grupo de consumidores no ano passado, segundo relatório divulgado pela Equifax nesta semana.
►LEIA TAMBÉM Polícia divulga identidade de bebê assassinado pela própria mãe no centro de Toronto
“Os recém-chegados ao Canadá estão enfrentando desafios para navegar na economia financeira canadense. Historicamente, os recém-chegados têm demonstrado forte desempenho de crédito nos primeiros anos de permanência no país”, disse Rebecca Oakes, vice-presidente de análise avançada da Equifax Canadá.
“No entanto, os níveis crescentes de desemprego, combinados com a alta inflação dos últimos anos, provavelmente adicionaram uma pressão financeira significativa a esse grupo”, acrescentou.
Segundo a empresa, mais de 1,3 milhão de consumidores deixaram de pagar o crédito no terceiro trimestre, um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior.
Apesar de uma taxa de inadimplência elevada, a Equifax disse que o ritmo de pagamentos perdidos começou a diminuir após os recentes cortes nas taxas de juros.
►LEIA TAMBÉM Roubo de carros aumentou 48% em Ontário: veja os 10 veículos mais roubados na província
Outra agência de crédito, a TransUnion, informou nesta semana que...
Saiba Mais