Após ‘ameaças’ de Trump, Canadá anuncia novas medidas de segurança na fronteira
O governo federal apresentou um novo plano de segurança na fronteira, já que o Canadá enfrenta ameaças tari- fárias do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
O Ministro de Assuntos Intergovernamentais, Dominic LeBlanc, que também é o recém-nomeado Ministro das Finanças do Canadá após a saída de Chrystia Freeland, disse que o novo plano de fronteira é apoiado por um investimento de $1,3 bilhão. Esse valor foi anunciado na atualização fiscal federal de outono.
“Nosso novo plano de fronteira... protegerá nossa fronteira contra o fluxo de drogas ilegais e a migração irregular, ao mesmo tempo em que garantirá o livre fluxo de pessoas e mercadorias que estão no centro da prosperidade da América do Norte”, disse LeBlanc.
LeBlanc acrescentou que o novo plano é composto por “cinco pilares” que detectarão e combaterão o fentanil, acrescentarão novas ferramentas significativas para a aplicação da lei, melhorarão a coordenação das operações e o compartilhamento de informações e minimizarão os volumes na fronteira com os EUA.
O primeiro-ministro Justin Trudeau também postou sobre as medidas nas mídias sociais.
“Estamos nos esforçando para manter nossa fronteira forte e segura: Com a implantação de novos helicópteros, drones e ferramentas de vigilância. Adicionando novos scanners e equipes de cães farejadores para deter e apreender o fentanil. Reprimindo a lavagem de dinheiro que está financiando o crime transfronteiriço”, escreveu Trudeau no X.
O anúncio foi feito depois que Trump disse, em novembro, que seu novo governo implementaria uma tarifa de 25% sobre todos os produtos canadenses...
Saiba Mais