Estas são as principais preocupações de saúde para o Canadá em 2025
Com 2025 chegando, a Diretora de Saúde Pública do Canadá, Dra. Theresa Tam, está de olho na gripe aviária H5N1, um vírus emergente que teve seu primeiro caso humano no Canadá este ano.
Ao mesmo tempo, Tam está monitorando de perto o sarampo - um vírus que foi eliminado no país há mais de duas décadas, mas que está ressurgindo aceleradamente.
O H5N1, uma cepa de vírus da gripe aviária altamente patogênica transmitida por aves selvagens, tem aumentado em todo o mundo. Ela dizimou fazendas de aves no Canadá e infectou rebanhos de gado leiteiro em vários estados ao sul da fronteira.
Mas sua disseminação para os seres humanos é especialmente preocupante.
“Estou particularmente preocupado com o fato de esse vírus ter demonstrado a capacidade de uma ampla gama de resultados clínicos, desde infecção assintomática (...) até casos raros de doença grave”, disse Tam.
“Portanto, é algo sobre o qual realmente precisamos estar muito atentos”.
O único paciente confirmado com H5N1 no Canadá - um adolescente em B.C. - ficou gravemente doente e foi hospitalizado em novembro. As autoridades de saúde de lá ainda não conseguiram determinar como o adolescente foi infectado.
Ninguém mais ficou doente com o vírus, disse Tam, o que é encorajador, pois sugere que ainda não houve nenhuma transmissão entre humanos.
Embora o risco para o público em geral ainda seja considerado baixo, houve pelo menos 65 casos humanos confirmados nos EUA em 2024, a maioria entre trabalhadores rurais. A maioria...
Saiba Mais