Justin Trudeau renuncia como líder do Partido Liberal e, por enquanto, continua primeiro-ministro do Canadá
O primeiro-ministro Justin Trudeau está deixando o cargo de líder liberal e está prorrogando o Parlamento enquanto o Partido Liberal do Canadá encontra um substituto.
Em um anúncio histórico fora de sua residência oficial em Rideau Cottage, na manhã destasegunda-feira, Trudeau declarou sua intenção de permanecer como primeiro-ministro até que um novo líder seja escolhido.
Citando a incapacidade de superar “batalhas internas”, Trudeau disse que pretende renunciar tanto ao cargo de líder liberal quanto ao de primeiro-ministro, assim que seu partido “selecionar seu próximo líder por meio de um processo robusto, nacional e competitivo”.
►LEIA TAMBÉM Agência de Fronteira do Canadá encerra brecha de “flagpoling” para portadores de visto temporário
O primeiro-ministro disse que pediu ao presidente do Partido Liberal para iniciar esse trabalho agora.
“Ontem à noite, durante o jantar, contei aos meus filhos sobre a decisão que estou compartilhando com vocês hoje”, disse ele. “Este país merece uma escolha real na próxima eleição, e ficou claro para mim que, se eu tiver que travar batalhas internas, não poderei ser a melhor opção nessa eleição”.
Trudeau também se reuniu com a governadora geral Mary Simon nesta manhã, onde solicitou a prorrogação do Parlamento até 24 de março. Trudeau disse que Simon atendeu a esse pedido, acrescentando que isso põe fim à sessão mais longa de um Parlamento minoritário na história do Canadá.
“Como todos vocês sabem, sou um lutador. Todos os ossos do meu corpo sempre me disseram para lutar porque me preocupo profundamente com...
Saiba Mais