Image

Meta encerra checagem de fatos nos EUA e mudança deve ser global

Imagem não definida
 
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta terça-feira uma grande mudança nas plataformas Facebook, Instagram e Threads: o sistema de verificação de fatos (fact-checking) realizado por terceiros está sendo oficialmente descontinuado nos Estados Unidos.



Para não encerrar totalmente a checagem de informações, a empresa planeja implementar o modelo de “notas da comunidade”, um recurso semelhante ao que já está sendo utilizado no X. Além disso, o setor da companhia de checagem de fatos continuará funcionando para assuntos mais graves.



De acordo com Zuckerberg, a mudança está sendo realizada para evitar cenários ruins e reduzir a quantidade de publicações e perfis de pessoas que foram acidentalmente removidos devido ao serviço de checagem de fatos. O CEO afirma que a companhia trabalhará em conjunto com a administração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.



“É hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão. Estamos substituindo verificadores de fatos pelo [recurso] notas da comunidade, simplificando nossas políticas e focando em reduzir erros”, disse Zuckerberg.



O que muda?

Por enquanto, as mudanças estão limitadas aos Estados Unidos. Contudo, com as declarações de Zuckerberg sobre supostas censuras por parte de governos na Europa e América Latina, é provável que essas alterações também sejam implementadas globalmente.



No caso do Brasil, ainda não há uma definição clara, mas o Ministério Público Federal (MPF) já solicitou explicações da empresa sobre o encerramento do sistema de checagem de fatos no país.



Até então, Facebook, Instagram e Threads utilizavam um sistema de verificação que...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2025 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·