Quem vai substituir Trudeau? Liberais escolherão novo líder do partido em 9 de março
O Partido Liberal do Canadá divulgou, nesta quinta-feira, suas regras para a corrida pela liderança, poucos dias depois que o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que renunciará ao cargo de líder do partido assim que um sucessor for escolhido.
Em um comunicado à imprensa, o partido diz que um novo líder será escolhido em 9 de março. Os concorrentes à liderança também devem se declarar até 23 de janeiro e terão de pagar uma taxa de entrada de $350.000, dando aos candidatos em potencial tempo limitado para arrecadar fundos.
►LEIA TAMBÉM Superando as expectativas, taxa de desemprego do Canadá está em queda
A taxa representa um salto significativo em relação à taxa de $75.000 da disputa pela liderança anterior.
“É preciso estabelecer uma taxa de entrada alta para desencorajar os que também estão concorrendo, para desencorajar os que estão fazendo tapete e para desencorajar os grupos de interesses especiais”, disse Scott Reid, analista político da CTV News, que também trabalhou com o ex-primeiro-ministro Paul Martin.
“Queremos que (os candidatos) sejam pessoas que possam se apresentar, se comunicar e se conectar com os canadenses e demonstrar que podem ser o próximo primeiro-ministro”.
Quem quer que ganhe a liderança terá apenas duas semanas em seu novo cargo antes que a Câmara dos Comuns retorne em 24 de março. Na segunda-feira, após o anúncio de sua renúncia, Trudeau pediu à governadora geral Mary Simon que prorrogasse a atual sessão do Parlamento até o final de março, encerrando todos os...
Saiba Mais