Decisão controversa de Justin Trudeau
Trudeau defendeu netsa quarta-feira(13), a decisão de seu governo de permitir que a Alemanha devolva as turbinas que estão sendo utilizadas no Canadá pela russa Gazprom, em meio a protestos sobre a mudança.
“Esta foi uma decisão muito difícil, mas vimos a Rússia tentar consistentemente minar o uso de energia como forma de criar divisão entre os aliados, de minar o apoio da população em geral a este esforço essencial na Ucrânia que os governos apoiam”, disse ele a repórteres em Kingston, Ontário.
“O Canadá continua sendo um dos mais fortes aliados da Ucrânia (e) não estamos sozinhos: os países da Europa, particularmente a Alemanha, também intensificaram seu apoio à Ucrânia, e precisamos nos manter unidos – particularmente diante das tentativas da Rússia de forçar o monopólio da política energética, de dividir os aliados”.
A recente decisão de Ottawa de conceder à Siemens Canadá uma isenção para entregar o equipamento à Alemanha enquanto houver sanções em vigor contra o regime do presidente russo, Vladimir Putin, atraiu severas críticas tanto do governo ucraniano quanto de críticos,...
Saiba Mais