Canadense retorna ao país após pisar em mina terrestre
Um veterano canadense foi gravemente ferido enquanto servia nas forças armadas ucranianas está se recuperando em um hospital de Ottawa após ser evacuado da zona de guerra.
O membro aposentado das forças armadas canadenses disse ao North News que estava participando de uma operação com a legião internacional da Ucrânia quando pisou em uma mina antitanque russa.
Em entrevista exclusiva, ele disse que não sabia como sobreviveu à explosão, que o deixou com o pescoço quebrado, costelas fraturadas, queimaduras, concussão e danos nos nervos.
O homem de 50 anos passou dois meses recebendo tratamento em seis hospitais ucranianos até que veteranos militares canadenses o extraíram para Varsóvia e o levaram para Toronto na semana passada.
Ele foi então levado para o Hospital Cívico de Ottawa.
“Este foi realmente um esforço de equipe canadense”, disse Brian Macdonald, diretor executivo da Aman Lara, cuja missão é “tirar boas pessoas de lugares ruins”.
“Ele estava preso”, disse Macdonald. “Você tem um cara ferido na Ucrânia. Não há apoio governamental disponível. Então, como você consegue alguém de volta de uma situação como essa?
“Conseguimos reunir uma equipe de profissionais, especialistas médicos, especialistas em logística,construímos essa equipe e o levamos para casa com sucesso, com um desconforto mínimo para ele.
“É uma história de enorme sucesso.”
O voluntário ferido, que pediu para ser identificado apenas como JT, disse ter ficado emocionado com a ajuda que recebeu de todos aqueles que trabalharam para trazê-lo para...
Saiba Mais