Quase 6 milhões de pessoas no Canadá sofreram com insegurança alimentar em 2021, aponta estudo
Cerca de 5,8 milhões de pessoas no Canadá sofreram algum tipo de insegurança alimentar em 2021, de acordo com um novo estudo divulgado nesta quarta-feira por pesquisadores da Universidade de Toronto.
O número inclui 1,4 milhão de crianças.
De acordo com o estudo Insegurança Alimentar Doméstica no Canadá, 2021, o número total equivale a 15,9% das famílias em todas as 10 províncias. Além disso, o estudo também analisou as taxas de insegurança alimentar ao longo da pandemia e até o atual período de inflação.
Os pesquisadores descobriram que o problema não melhorou nos últimos três anos. "Não vimos nenhuma melhora palpável na insegurança alimentar para famílias de baixa renda no Canadá", disse Valerie Tarasuk, professora de ciências nutricionais da Faculdade de Medicina Temerty, em um comunicado à imprensa.
De acordo com o estudo, existem grandes diferenças do problema entre as províncias, variando de 13,1% das famílias em Quebec a 20,3% das famílias em Alberta. Em Ontário, a situação era considerada grave. Os dados coletados nos territórios ainda não estão disponíveis, diz o estudo.
De acordo com o grupo de pesquisa de Tarasuk, PROOF, dados de 54.000 mostraram que a realidade de famílias na Pesquisa de Renda Canadense do Statistics Canada, de 2021. Os pesquisadores definiram a situação como "acesso inadequado ou inseguro aos alimentos devido a restrições financeiras".
Em Ontário, uma em cada seis famílias, cerca de 16,1%, tinha insegurança alimentar em 2021, sendo um total...
Saiba Mais