Image

Canadá convoca embaixador chinês para explicar balão de vigilância

Imagem não definida
 
O Canadá anunciou, nessa sexta-feira (3), que chamou o embaixador da China depois que Ottawa e Washington expressaram sua desaprovação sobre um balão encontrado pairando sobre locais sensíveis nos Estados Unidos.



O embaixador chinês Cong Peiwu foi convocado para a repreensão pelos funcionários do Global Affairs Canada depois que o balão foi avistado no espaço aéreo dos EUA na quinta-feira, de acordo com a porta-voz do GAC, Charlotte MacLeod.



“O embaixador da China no Canadá foi convocado por funcionários da Global Affairs Canada. Continuaremos a expressar vigorosamente nossa posição às autoridades chinesas por meio de vários canais", disse MacLeod em um comunicado.



Pouco tempo depois, as autoridades americanas anunciaram que o secretário de Estado, Antony Blinken, estava adiando uma viagem diplomática de alto risco planejada para a China, mesmo quando o governo Biden ponderava uma resposta mais ampla à descoberta do balão .



A descoberta foi anunciada por funcionários do Pentágono, que disseram que um dos locais onde foi localizado foi sobre o estado de Montana, que abriga um dos três campos de silos de mísseis nucleares dos Estados Unidos na Base Aérea de Malmstrom.



O Departamento de Defesa Nacional do Canadá disse que os movimentos do balão estavam sendo rastreados ativamente pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, responsável por monitorar as ameaças aéreas ao continente.



As autoridades não disseram se o balão de vigilância sobrevoou o espaço aéreo canadense, e o gabinete da ministra da Defesa, Anita Anand, não quis comentar.



No entanto, o...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·