Metrolinx recebe autorização para cortar árvores centenárias em Osgoode Hall
A Metrolinx, agência de trânsito provincial de Ontário criada para melhorar a coordenação e integração do transporte na área metropolitana de Toronto e Hamilton, recebeu autorização para cortar árvores centenárias em Osgoode Hall.
O corte poderá ser realizado assim que uma liminar provisória expirar à meia-noite desta sexta-feira.
Após uma audiência de dois dias, o juiz do Tribunal Superior, Charles Hackland, rejeitou a tentativa da Law Society of Ontario de impedir que a agência removesse uma dúzia de árvores adultas, o que é necessário como parte da construção da nova Ontario Line.
“Na questão principal da Law Society versus Metrolinx, acho que aceito a posição da Metrolinx quanto à indisponibilidade do Ontario Heritage Act para auxiliar a Law Society neste caso. Também sinto que o equilíbrio da conveniência é contra a imposição da continuação do trabalho na Linha Ontário”, disse o juiz.
As razões da decisão devem ser divulgadas nos próximos dias.
De acordo com fontes do CityNews, equipes de trabalho estarão no local para começar a remover as árvores a partir das 6h deste sábado (11).
Durante o processo, na quinta-feira, o advogado da Metrolinx, Sarit Batner, instou fortemente o tribunal a não estender a liminar, observando que qualquer atraso adicional afetaria os prazos financeiros e do projeto. Ela acrescentou que a agência de trânsito provincial já se comprometeu a substituir as árvores removidas em Osgoode Hall “na proporção de três para uma”.
“Não se trata de árvores. Isso é sobre a Law...
Saiba Mais