Canadá proíbe TikTok em alguns celulares em meio a tensões com a China; entenda
O governo federal do Canadá está banindo o aplicativo TikTok de seus dispositivos móveis após comissários de privacidade federais e provinciais lançarem uma investigação sobre a plataforma de mídia social.
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse haver preocupação suficiente com a segurança do aplicativo para exigir a mudança.
"Este pode ser o primeiro passo [ou] pode ser o único passo que precisamos dar", disse o premier em uma coletiva de imprensa.
Uma declaração da presidente do Conselho do Tesouro, Mona Fortier, revelou que o aplicativo será removido dos dispositivos móveis do governo já nesta terça-feira.
A decisão segue uma revisão do diretor de informações do Canadá, que apontou que o TikTok "apresenta um nível inaceitável de risco à privacidade e segurança".
“Embora os riscos de usar este aplicativo sejam claros, não temos evidências neste momento de que as informações do governo tenham sido comprometidas”, disse Fortier, acrescentando que a proibição é uma medida de precaução que alinha a política do Canadá com os parceiros internacionais.
Tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia proibiram recentemente funcionários do governo de usarem o TikTok em dispositivos do trabalho.
A plataforma de vídeo está envolvida, há algum tempo, em questões de privacidade porque o governo chinês tem participação em seu proprietário, ByteDance, e as leis permitem que o país acesse os dados do usuário.
Na semana passada, o órgão federal de vigilância da privacidade e seus homólogos da Colúmbia Britânica, Alberta e Quebec anunciaram uma investigação para investigar se...
Saiba Mais