Capacidade hospitalar de Ontário pode diminuir 'consideravelmente' até 2028, denuncia relatório
O Escritório de Responsabilidade Financeira de Ontário (FAO) divulgou um relatório contundente detalhando os gastos com saúde do governo Ford, revelando que a capacidade hospitalar diminuirá consideravelmente até 2027-2028 devido ao aumento da demanda e que a província está alocando $21 bilhões a menos para o setor.
A FAO publicou um relatório nessa quarta-feira, documentando que o governo de Ontário falhará em financiar os atuais programas do setor de saúde e cumprir seus compromissos de expansão do programa em hospitais, assistência domiciliar e assistência de longo prazo.
Durante a pandemia de Covid-19 e a crise de saúde que se seguiu, Doug Ford prometeu bilhões em gastos para criar mais capacidade na área de saúde, mas o relatório da FAO conclui que o aumento prometido na capacidade será compensado pela demanda crescente.
A FAO diz que a província precisaria adicionar fundos significativos ao seu atual plano de saúde ou fazer cortes em seus programas para atingir as metas.
As projeções foram divulgadas no momento em que Ontário administra uma escassez de enfermeiros e trabalhadores de apoio pessoal (PSWs), um déficit que a FAO projeta que persista durante o período de previsão de seis anos.
“Esta é a razão pela qual tenho gritado que precisamos que o governo federal intensifique. Assinamos o acordo, é um grande adiantamento, mas não é sustentável. Como estamos gastando $75 bilhões, há outro aumento chegando na assistência médica, aumentamos em $14 bilhões. Estamos investindo dinheiro no sistema de saúde”, afirmou Doug Ford nessa quarta-feira.
Saiba Mais