Campanha quer colocar mulher indígena na nota de $20 do Canadá
Os povos indígenas viviam na terra que agora chamamos de Canadá muito antes de o papel-moeda ser inventado, mas um indígena nunca foi homenageado em uma nota de banco.
Isso é algo que uma nova campanha espera mudar.
A Associação de Mulheres Nativas do Canadá lançou “Change the Bill” em janeiro, uma campanha com o objetivo de colocar uma mulher indígena na nota de $20.
“Esperamos influenciar o Banco do Canadá de maneira positiva para realmente atingir esse objetivo de uma mulher indígena na nota de $20 e chegar ao coração das pessoas”, disse Lynne Groulx, CEO da Native Women's Association of Canada, à CTV’s Your Morning.
“A ideia surgiu porque, como você sabe, as mulheres indígenas fizeram contribuições no Canadá, muito históricas e importantes, e estamos em um momento em que muitas pessoas falam sobre reconciliação, e sentimos que isso era uma maneira bonita – reconciliação através da arte, apresentando essas histórias incríveis dessas mulheres que fizeram essas contribuições maravilhosas”.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição até agora na esperança de levar o projeto à atenção do banco central.
Como parte do projeto, artistas indígenas foram contratados para reimaginar a nota de $20 com os rostos de mulheres indígenas notáveis que fizeram contribuições significativas para a história, bem como figuras inspiradoras de comunidades de artistas individuais.
Uma das mulheres apresentadas é Margaret Pictou, uma mulher indígena que ingressou na Força Aérea Real Canadense na Segunda Guerra Mundial e apareceu em cartazes de recrutamento...
Saiba Mais