Canadá na iminência de viver uma das maiores greves no setor público da sua história
Membros do maior sindicato do setor público do Canadá votaram a favor de uma greve que afeta mais de 120.000 servidores públicos.
A votação coloca os membros da Public Service Alliance of Canada um passo mais perto do que pode ser uma das maiores greves da história canadense. Uma greve criaria interrupções de serviço em várias áreas do país.
"Os membros do PSAC estão se sentindo pressionados junto com todos os outros", disse o presidente nacional Chris Aylward em entrevista coletiva em Ottawa, nessa quarta-feira.
“Nossos membros estão sem contrato desde 2021. Hoje, uma esmagadora maioria de nossos membros nos disse que não pode esperar mais e está preparado para fazer greve para garantir um acordo justo que não os deixará para trás".
Votos de greve em várias unidades de negociação foram realizados de 22 de fevereiro até essa terça-feira. Funcionários do PSAC não forneceram o resultado exato, mas disseram que os membros votaram "esmagadoramente" a favor da greve.
Na semana passada, 35.000 trabalhadores da Canada Revenue Agency votaram a favor da greve. Isso significa que mais de 155.000 funcionários públicos de cinco grandes grupos de negociação podem estar em uma posição legal de greve até o final desta semana.
"Nossos membros não tomam a decisão de greve levianamente. Eles sabem que uma greve será difícil para eles e para os canadenses que dependem dos serviços que prestam. Mas eles estão exercendo seu poder de barganha porque simplesmente não podem esperar por mais tempo. Eles estão enviando uma...
Saiba Mais