Pedidos e renovações de passaporte no Canadá estão suspensos durante a greve
Senjuti Sarker precisava renovar seu passaporte para uma próxima viagem à Europa, mas sua tentativa falhou nessa quarta-feira, depois que funcionários do serviço público federal entraram em greve.
Sarker, que esperava viajar na semana que vem para participar de um programa artístico, disse que a interrupção do trabalho pode atrapalhar completamente seus planos.
"Não posso viajar se não tiver meu passaporte renovado", disse ela do lado de fora de um escritório de passaportes no centro de Toronto. "Estou um pouco assustado agora".
Sarker estava entre os muitos canadenses que sentiram os efeitos da greve de mais de 155.000 funcionários públicos, que começou depois que o maior sindicato federal do setor público do país e o governo não conseguiram chegar a um acordo até o prazo final da noite de terça-feira.
O Employment and Social Development Canada disse que serviços essenciais, como seguro de emprego e números de seguro social, serão mantidos, mas os serviços de passaporte não são considerados essenciais.
Isso significa que os pedidos e renovações de passaportes estão suspensos e limitados àqueles em situações humanitárias ou de emergência.
Laura Fisher foi uma das poucas no escritório do centro de Toronto que conseguiram renovar seus passaportes após atender aos critérios para uma situação de emergência. Ela disse que precisava comparecer a um memorial nos Estados Unidos para um amigo que havia morrido.
"Não havia fila nem espera", disse ela sobre sua experiência, acrescentando que apoiou a greve dos trabalhadores da Public Service...
Saiba Mais