Foguete gigante da SpaceX explode minutos após lançamento no Texas
O novo foguete gigante da SpaceX explodiu minutos depois de decolar, nessa quinta-feira, em seu primeiro voo de teste, antes de cair no Golfo do México.
A empresa de Elon Musk pretendia enviar o foguete Starship de quase 400 pés, ou 120 metros, em uma viagem ao redor do mundo a partir do extremo sul do Texas, perto da fronteira mexicana. Não carregava pessoas ou satélites.
As imagens mostraram que vários motores não estavam funcionando no foguete de 33 motores enquanto subia da plataforma de lançamento, atingindo até 24 milhas (39 quilômetros).
O plano de voo exigia que o propulsor se afastasse da espaçonave minutos após a decolagem, mas isso não aconteceu. O foguete começou a cair e explodiu quatro minutos após o início do vôo.
Após a separação, a espaçonave deveria continuar para o leste e tentar circundar o mundo, antes de cair no Pacífico perto do Havaí.
Multidões de espectadores assistiram de South Padre Island, a vários quilômetros de distância do local de lançamento da praia de Boca Chica, que estava fora dos limites.
Musk, em um tweet, chamou de "um emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses".
Congrats @SpaceX team on an exciting test launch of Starship!
Learned a lot for next test launch in a few months. pic.twitter.com/gswdFut1dK
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2023
A empresa planeja usar o Starship para enviar pessoas e...
Saiba Mais