Inflação no Canadá atinge nível mais baixo desde agosto de 2021
A inflação no Canadá caiu para 4,3% em março, informou o Statistics Canada em seu relatório de índice de preços ao consumidor divulgado nessa terça-feira.
Com isso, espera-se que o Banco do Canadá mantenha as taxas de juros elevadas por algum tempo, mesmo que a taxa de inflação anual do país caia rapidamente.
A taxa básica caiu de 5,2% em fevereiro, uma vez que os custos mais altos dos juros hipotecários foram compensados pelos preços mais baixos da energia.
A taxa de inflação anual do país está acompanhando a previsão do Banco do Canadá de atingir 3% até meados do ano. Suas medidas preferidas de núcleo de inflação, que o banco central usa para analisar a volatilidade dos preços, também apresentaram tendência de queda em março.
“O relatório de hoje mostra que todos os caminhos de fato apontam para uma inflação de 3% nos próximos meses”, disse o economista-chefe da BMO, Douglas Porter.
A desaceleração contínua da inflação desde o verão passado agora trouxe a taxa anual para o nível mais baixo desde agosto de 2021.
Mas o Banco do Canadá disse que não vai descansar até que a inflação volte para sua meta de 2%, mesmo que a desaceleração da inflação tenha sido encorajadora. Isso significa esperar que as taxas de juros permaneçam altas nos próximos tempos.
Ao testemunhar no comitê de finanças da Câmara dos Comuns na terça-feira, o governador Tiff Macklem reconheceu que o último relatório da CPI mostra que a inflação...
Saiba Mais