Maioria dos canadenses se opõe a reconhecer rei Charles como chefe de estado
A maioria dos canadenses não quer reconhecer o rei Charles como chefe de estado.
De acordo com novos dados do Angus Instituto Reid, a oposição a fazer um juramento a ele, cantar “God Save the King” em cerimônias oficiais e colocar seu rosto na moeda é ainda maior.
A organização de pesquisa sem fins lucrativos entrevistou 2.103 canadenses, perguntando como eles se sentiam sobre vários aspectos da monarquia, da realeza e do relacionamento do Canadá com eles.
Enquanto a maioria dos canadenses entrevistados (63%) disse que no passado via a rainha Elizabeth II de forma positiva, eles não parecem compartilhar o mesmo calor em relação a Charles.
Segundo os dados da Angus Reid coletados quando Charles ainda era príncipe, 39% dos canadenses disseram em janeiro de 2020 que tinham impressões positivas de Charles. Agora, porém, apenas 28% dizem que gostam dele e 25% dizem que não têm nenhuma opinião sobre ele.
De acordo com a pesquisa, pessoas com mais de 54 anos têm mais chances de ter uma opinião positiva sobre Charles, enquanto aquelas com menos de 35 anos têm mais chances de ter uma impressão oposta sobre ele.
Quando Elizabeth morreu, cerca de metade (48%) dos canadenses entrevistados apoiaram Charles tomando a coroa. Agora, de acordo com os dados mais recentes, 60% se opõem a reconhecê-lo como chefe de estado oficial do Canadá. Proporções semelhantes de pessoas dizem que não querem fazer um juramento a ele (64%), cantar “God Save the King” em cerimônias (64%) e não...
Saiba Mais