Mantimentos, gás, hipotecas: estes são os itens que tiveram os maiores aumentos de preços em abril
Se a inflação está esfriando, por que alguns itens ainda estão tão caros? Dados da Statistics Canada, divulgados nessa terça-feira, levantam essa questão, mostrando um breve declínio em alguns preços, enquanto outros continuam subindo.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) marca um aumento de 4,4% em relação ao ano anterior em abril, após um salto de 4,3% em março. De acordo com o Statistics Canada, “esta foi a primeira aceleração da inflação ao consumidor desde junho de 2022”.
Os dados mostram que, ano a ano, preços mais altos de aluguel e custos de juros hipotecários foram os que mais contribuíram para o aumento do IPC de “todos os itens” em abril de 2023, enquanto, mensalmente, o IPC subiu 0,7% em abril, após um ganho de 0,5% em março.
Gasolina
Os dados revelam que, em uma base mensal com ajuste sazonal, o índice aumentou 0,6 por cento. Os preços da gasolina contribuíram para o maior salto nos custos, com dados mostrando um aumento mês a mês de 6,3% em abril em comparação com março.
Sem os preços da gasolina, o IPC mensal subiu 0,5 por cento.
O Statistics Canada chama isso de “o maior aumento mensal desde outubro de 2022”.
Vários fatores contribuem para os saltos nos preços da gasolina, incluindo a redução da produção de petróleo da OPEP +, mudanças para misturas de verão e um aumento nas taxas de carbono, de acordo com o Statistics Canada.
Apesar de toda essa pressão de...
Saiba Mais