Inflação no Canadá sobe para 4,4% em abril, com preços de aluguéis sendo um dos principais pesos
O ritmo anual da inflação no Canadá aumentou em abril pela primeira vez desde o pico em junho do ano passado.
De acordo com o Statistics Canada, seu índice de preços ao consumidor subiu 4,4% em comparação com o ano anterior, ante um aumento de 4,3% em março em relação ao ano anterior.
Na manhã dessa terça-feira, a agência federal disse que o primeiro aumento na taxa anual desde que atingiu o pico de 8,1% em junho de 2022 foi impulsionado pelos custos mais altos dos juros hipotecários, que subiram 28,5% em comparação com o ano anterior devido às taxas de juros mais altas. Um aumento de 6,1% nos preços dos aluguéis também ajudou a aumentar a taxa geral.
Enquanto isso, os preços dos supermercados, que têm sido observados de perto, subiram 9,1% em comparação com o ano anterior, mas esse aumento foi menor do que o salto de 9,7% em relação ao ano anterior em março.
Os preços dos legumes frescos em abril subiram 8,8% em relação ao ano anterior, em comparação com um ganho de 10,8% em março, enquanto os preços do café e do chá aumentaram 6,4% em relação ao ano anterior, em comparação com 11,1% em março. .
Os preços da gasolina caíram 7,7% em abril em comparação com o ano anterior, quando os preços subiram devido, em parte, à guerra entre Rússia e Ucrânia. No entanto, os preços da gasolina em abril subiram 6,3% em comparação com março, o maior aumento mensal...
Saiba Mais