Canadá pode ter regulamentos mais rigorosos sobre produtos naturais para a saúde
Os senadores do Canadá estão deliberando sobre novos regulamentos que exigiriam um monitoramento mais rigoroso dos efeitos colaterais dos 'produtos naturais para a saúde'.
Parte do Projeto de Lei C-47, que implementa diversos compromissos assumidos pelo governo federal no Orçamento 2023, incorporaria produtos naturais à saúde, como fitoterápicos e suplementos, na Lei de Vanessa, que exige que os hospitais notifiquem quaisquer reações adversas associadas aos produtos.
Aqui está o que você precisa saber sobre produtos naturais para a saúde, os riscos associados a esses produtos e os regulamentos propostos pelo Canadá.
O que são produtos de saúde natural?
De acordo com a Health Canada, produtos naturais para a saúde são "substâncias que ocorrem naturalmente e são usadas para restaurar ou manter uma boa saúde". Também chamados de medicamentos "alternativos" ou "complementares", podem apresentar-se na forma de comprimidos, cápsulas, tinturas, soluções, cremes, pomadas e gotas.
Exemplos de produtos naturais para a saúde incluem vitaminas e minerais, remédios fitoterápicos, medicamentos homeopáticos e tradicionais e probióticos.
A Health Canada diz que alguns produtos de consumo diário, como cremes dentais e xampus, também podem ser definidos como produtos naturais de saúde no país, desde que o produto esteja envolvido em:
o diagnóstico, tratamento, mitigação ou prevenção de uma doença, distúrbio ou estado físico anormal ou seus sintomas em humanos;
restaurar ou corrigir funções orgânicas em humanos; ou
modificar funções orgânicas em humanos, como modificar essas funções de maneira a manter ou promover a saúde.
Saiba Mais