Halifax decreta estado de emergência devido a incêndio florestal fora de controle
A cidade de Halifax, no leste do Canadá, declarou estado de emergência na noite desse domingo por conta de um incêndio florestal que exigiu evacuações e causou quedas de energia.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma enorme nuvem de uma fumaça escura sobre a cidade.
"Os socorristas estão trabalhando sem parar para manter as pessoas seguras e reduzir as ameaças causadas pelos incêndios", afirmou a prefeitura de Halifax, cidade com pouco mais de 400 mil habitantes.
A empresa de energia elétrica da região informou que desligou temporariamente o fornecimento na área afetada pelo incêndio.
O estado de emergência será mantido por sete dias e, neste intervalo, poderá tanto ser suspenso quanto prorrogado, informou o município.
Com a medida, moradores da região poderão ter que deixar suas casas e retornar apenas quando as autoridades locais indicarem que a situação está sob controle.
No início deste mês, a província de Alberta, no oeste do Canadá, também declarou estado de emergência depois que incêndios florestais forçaram dezenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas.
Por volta das 22h, o incêndio florestal ainda estava fora de controle, disse o chefe do distrito de bombeiros de Halifax, Rob Hebb, em entrevista.
"É apenas correr com o vento", disse ele, acrescentando que não houve relatos de feridos.
As ordens de evacuação se aplicam a uma área que parece se estender por mais de 75 quilômetros quadrados, a maioria dos quais fica a cerca de 30...
Saiba Mais