Estudo de três anos conclui que medicamentos gratuitos poderiam reduzir os custos gerais de saúde no Canadá
Um novo estudo diz que os custos gerais de assistência médica poderiam ser reduzidos no Canadá com o fornecimento gratuito de medicamentos prescritos aos pacientes.
Liderado por um pesquisador da faculdade de medicina da Universidade de Toronto, o estudo de três anos teve como objetivo ver como a eliminação de taxas de medicamentos diretos afetaria os gastos do sistema de saúde, principalmente para pacientes que relataram atrasar ou não tomar medicamentos prescritos devido a custos.
"Há milhões de canadenses que relatam não tomar medicamentos por causa dos custos", disse o principal autor e professor associado da Universidade de Toronto, Dr. Nav Persaud, ao CTVNews.ca. "Estávamos tentando medir os efeitos de fornecer às pessoas acesso gratuito a medicamentos, como aconteceria em um programa nacional de assistência farmacêutica".
O estudo acompanhou 786 pacientes adultos em nove locais de atendimento primário em Ontário, que tomavam 128 medicamentos essenciais diferentes que cobriam tudo, desde diabetes até depressão. Além das prescrições, os cálculos do custo total de assistência médica incluíam idas ao pronto-socorro, hospitalizações, atendimento domiciliar e visitas a médicos e especialistas.
Ao longo de três anos, o estudo constatou que o gasto médio total com saúde foi reduzido em $ 4.465 por paciente, ou $ 1.488 por pessoa por ano.
"Se você multiplicar isso pela população, a economia seria muito superior a $ 1 bilhão por ano no Canadá, porque há estimativas de que entre dois e quatro milhões de pessoas estão deixando de tomar remédios por causa do custo", afirmou Persaud.
Saiba Mais