Image

Sob protestos, Portugal autoriza 1ª mina de lítio no país

Imagem não definida
 
Agência de Proteção Ambiental (APA) de Portugal autorizou nessa quarta-feira, com condições, a abertura da primeira mina de lítio no país, que conta com as maiores reservas europeias deste metal essencial para a fabricação de baterias e para a transição energética.



O projeto da empresa britânica Savannah Resources para extrair lítio perto da localidade de Boticas, em uma região rural do nordeste de Portugal, recebeu "uma declaração de impacto ambiental favorável, sujeita a uma série de condições", disse a APA, em um comunicado.



O projeto da mina do Barroso "foi modificado, consideravelmente, em relação à proposta inicial, com o objetivo de salvaguardar seus aspectos ambientais", relativos à proteção dos cursos de água, à biodiversidade e à gestão de resíduos, acrescentou a agência.



A Savannah celebrou a decisão, destacando, em um comunicado, que é a "primeira vez" que a APA emite uma declaração de impacto ambiental favorável a uma mina de lítio em Portugal.



Além do projeto da Savannah, em Boticas, e da companhia portuguesa Lusorecursos, no município vizinho de Montalegre, que está menos avançado, o governo português lançou há um ano uma licitação internacional para a exploração de lítio em seis regiões do país.



Junto com o cobalto e com o níquel, o lítio é um dos metais essenciais para a fabricação das baterias elétricas que substituirão os motores de combustão interna, um dos vilões do aquecimento global.



Repúdio

A associação Unidos em Defesa do Barroso (UDCB) repudiou a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável condicionada à exploração...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·