Falta de medicamentos pediátricos levou a erros de dosagem em crianças de Ontário, denuncia pesquisa
A escassez de medicamentos pediátricos no Canadá em 2022 levou a um aumento de erros de dosagem em crianças, em Ontário.
Uma nova pesquisa, publicada nessa quarta-feira no New England Journal of Medicine, examinou o efeito da escassez de Ibuprofeno e Acetaminofeno para crianças, que obrigava os pais a esmagar comprimidos dos medicamentos destinados a adultos para tratar seus filhos.
Os pesquisadores descobriram um aumento duplo nas ligações para o Ontario Poison Center por erros não intencionais de dosagem dos medicamentos para pacientes de 18 anos ou menos no outono passado, particularmente em novembro de 2022, em comparação com os quatro anos anteriores.
O Ontario Poison Center é um serviço de consulta de toxicologia por telefone que fornece aconselhamento especializado sobre envenenamento 24 horas por dia.
"O que nossa pesquisa faz é iluminar a questão da escassez de medicamentos e as possíveis consequências associadas a eles", disse o Dr. Jonathan Zipursky, principal autor do estudo e farmacologista clínico e toxicologista do Sunnybrook Health Sciences Centre em Toronto.
"Felizmente, nossas descobertas não mostraram que houve danos excessivos às crianças".
A equipe também usou técnicas de modelagem para projetar o número esperado de chamadas, levando em conta as tendências temporais e o aumento de doenças respiratórias em crianças.
No outono passado, hospitais em todo o país ficaram sobrecarregados com crianças doentes, pois uma cepa particularmente virulenta de influenza circulou ao lado do vírus sincicial respiratório, ou RSV, responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior...
Saiba Mais